Estádio do Super Bowl 2023 é atração no Arizona e tem tour para turistas; confira

Construção em Glendale acomoda 68 mil pessoas e fica em enorme área de entretenimento com lojas e restaurantes; shows de Beyoncé e Taylor Swift estão previstos para este ano

W Scott Mitchell/Divulgação/Visit Glendale

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia

Um dos eventos esportivos mais importantes dos Estados Unidos se aproxima: o Super Bowl 2023, jogo final do campeonato da liga profissional de futebol americano, acontece no domingo (12) no State Farm Stadium, em Glendale, no Arizona.

Além do gramado receber os times Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs e ainda ser palco do aguardado show do intervalo de Rihanna, ele também guarda números impressionantes e pode ser visitado por turistas.

Situado em Glendale, a apenas 20 minutos do centro de Phoenix, capital do Arizona, o estádio multiuso tem ao todo 68 mil assentos, sendo 63.400 com vistas livres, e pode expandir a capacidade para até 73 mil espectadores para megaeventos.

Finalizado em 2006, o estádio alega ser o único da América do Norte – e um dos únicos do mundo – a possuir teto e gramado natural retráteis, este último desenrolado em pouco mais de uma hora nos dias de jogo.

Entre as comodidades também há cerca de 88 suítes e boxes luxuosos de diferentes tamanhos.

Um dos exemplos são os três Party Lofts, que oferecem vistas próximas do campo e são ideais para grupos maiores, já que têm lounge, banheiro privativo, atendentes pessoais e menu exclusivo.

Há ainda lofts privativos que acomodam entre 18 e 24 pessoas e as chamadas cabanas com sofás, televisão e comidinhas para até 12 convidados.

Segundo a entidade de turismo oficial de Glendale, a parte externa do estádio foi projetada para representar um cacto barril com uma cobra enrolada, cuja cabeça está na rampa norte do Portão 2.

Tour pelo estádio e shows

O State Farm Stadium oferece tour guiado que leva os turistas até áreas raramente exploradas pelo público geral e ainda possibilita que os pagantes vejam algumas das características operacionais únicas do local.

A visita dura cerca de 1h30 e compreende uma caminhada de aproximadamente 1,6 km com ajuda de rampas e elevadores.

De acordo com o site oficial do estádio, os tours deste ano serão retomados a partir da primavera norte-americana.

Vale ressaltar que desde 2006 o State Farm Stadium já recebeu outros dois jogos Super Bowl (em 2008 e 2015) e já foi palco para grandes concertos de U2, One Direction, The Weeknd, Coldplay e Taylor Swift.

Para este ano estão programados ainda shows de Taylor Swift com a turnê The Eras nos dias 17 e 18 de março e também de Beyoncé com sua turnê Renaissance World Tour em 24 de agosto.

As bandas Red Hot Chilli Peppers e Metallica também têm shows programados para 14 de maio e 1, 2 e 3 de setembro respectivamente.

Atrações de Glendale

Westgate Entertainment District concentra cinema, restaurantes e lojas ao redor do estádio / Divulgação/Visit Glendale

O estádio faz parte do principal distrito de entretenimento da cidade, o Westgate Entertainment District, enorme área que compreende lojas, hotéis, restaurantes, cinema, espaços corporativos e até pocket shows de bandas ao vivo.

Situado no coração de Glendale, o espaço ainda conta com uma fonte de US$ 6 milhões inspirada na dança das águas do Bellagio em Las Vegas que combina efeitos d’água com luzes e músicas.

Há também um parque ao ar livre com fontes para crianças se refrescarem e todo o espaço é pet friendly.

Além do State Farm Stadium, a área ainda é lar do Desert Diamond, arena de jogos de hóquei e concertos.

Distante cerca de 14 km do centro da capital Phoenix, Glendale é lar de mais de 248 mil habitantes e oferece um mix de atividades que envolvem desde compras até passeios e caminhadas pelo deserto.

Um dos exemplos é o Thunderbird Conservation Park, parque de conservação do deserto com uma série de trilhas com vistas privilegiadas para a cidade e com uma vida selvagem preenchida por mamíferos, répteis e pássaros.

Outro local é o Sahuaro Ranch Park, em que os visitantes podem checar antigas instalações do típico rancho e ainda aproveitar áreas recreativas com piquenique e playground e ainda se deparar com pavões.

Já o centrinho histórico de Glendale possui mais de 80 lojas de antiguidade, restaurantes e áreas abertas, em que as construções ficam cobertas de luzes na época do Natal.