Duas sorveterias brasileiras estão entre as 50 melhores do mundo; conheça

A Sorveteria Cairu, no Pará, e a Gelateria San Lorenzo, de São Paulo, aparecem no ranking anual do Festival Mundial do Gelato

Sorveteria Cairu, de Belém do Pará, está entre as 50 melhores do mundo segundo ranking do Festival Mundial do Gelato
Sorveteria Cairu, de Belém do Pará, está entre as 50 melhores do mundo segundo ranking do Festival Mundial do Gelato Reprodução/Instagram

CNN Viagem & Gastronomia

Fica em Belém do Pará, a Cairu, sorveteria que acaba de aparecer no ranking das 50 melhores do mundo em mais uma edição do Festival Mundial do Gelato.

A premiação, lançada há dez anos e que realiza uma série de competições em 22 países, revelou os vencedores de 2022 em Roma, na Itália, neste mês. A Sorveteria Cairu aparece na 32ª colocação, enquanto outra gelateria brasileira, a San Lorenzo, de São Paulo, surge no 37º lugar.

A Sorveteria Cairu tem história. Aberta há mais de 50 anos por Ruth e Armando Laiun, dizem que ir a Belém e não provar um de seus sabores é como se a viagem não tivesse acontecido.

Foi eleita a melhor sorveteria do Brasil em 2014 e faz sucesso por apresentar sabores com fruta exóticas e mais conhecidas na região, como muruci, cupuaçu, taperebá ou bacuri.

 

A San Lorenzo Gelateria está localizada no bairro do Morumbi, na capital paulista, e possui 50 sabores de sorvetes, além de doces patisserie.

O chef gelatiere é Brenno Floriano, que já ganhou outros prêmios no mesmo festival, em 2018 e em 2021, todos com o sabor San Lorenzo, um gelato de ricota, variegato de mel com alecrim e pinholes.

Em primeiro lugar no Festival deste ano está a gelateria italiana I Giardini Di Marzo, em Varazze, na região da Ligúria- a Itália, aliás, tem sete sorveterias nas dez primeiras posições.