As cidades mais bonitas do mundo para andar de bicicleta

De acordo com dados do Instagram, Europa lidera número de lugares com mais compartilhamentos do tema na rede social; Tailândia, Estados Unidos e Líbano também despontam na lista

Ouvir notícia
(Foto: Getty Images)

Do campo aos grandes centros urbanos, andar de bicicleta é uma ótima maneira de explorar destinos turísticos, cruzar a cidade e se exercitar, ações que colocam milhares de pessoas em movimento sobre duas rodas todos os dias. Para tanto, várias são as cidades bike-friendly espalhadas pelo mundo, inclusive São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro entre os destinos que apoiam e acolhem este estilo de transporte no Brasil. Mas, para além de paisagens típicas urbanas, quais seriam as cidades que reservam os cenários mais bonitos para ciclistas ao redor da Terra?

Uma pesquisa feita pela MoneyBeach, ferramenta de busca de seguros do Reino Unido, pode ajudar a revelar as localizações mais incríveis em cidades para esse público. A busca foi realizada com dados retirados do Instagram no mês de maio: foram analisadas mais de 350 mil hashtags relacionadas ao ciclismo em 120 principais cidades turísticas do mundo para descobrir quais locais têm a maior incidência de compartilhamentos de publicações.

Os resultados foram comparados ao tamanho das cidades em km² para revelar o número de posts em relação à escala da cidade. Aquela com mais imagens tiradas por km² foi então coroada como a mais pitoresca. E a vencedora foi Chiang Mai, uma das maiores cidades da Tailândia, considerada o centro cultural e espiritual do país. O restante concentra-se principalmente na Europa, mas o Líbano e os Estados Unidos também aparecem no top 10. Várias delas, inclusive, estimulam o ciclismo e possuem rotas e programas oficiais voltados à prática.

Leia mais
As 10 estradas mais bonitas do mundo de acordo com dados do Instagram
Tendência pós-Covid 19: viagens em meio à natureza
Drive and listen: “dirija” pelas principais cidades do mundo ao som de rádios locais – e sem sair de casa!

Confira a lista com as 10 cidades mais bonitas para pedalar de acordo com a pesquisa e anote as dicas para uma viagem futura:

  • 1. Chiang Mai, Tailândia

Monumento num dos pontos mais altos do Doi Inthanon, montanha na Tailândia
Monumento num dos picos da Doi Inthanon, montanha mais alta da Tailândia (Foto: Wikimedia Commons)

Uma das maiores cidades da Tailândia, Chiang Mai fica a mais de 800 km de distância da capital Bangkok. Situada numa área montanhosa no norte do país, as estradas possuem lindas paisagens do horizonte e da cadeia de montanhas, em que o mountain bike é uma das modalidades mais praticadas por ali. A cidade foi a capital do Reino de Lanna durante os séculos XIII e XVIII e permanece como um dos pólos culturais mais importantes do país, recheada de templos budistas que permanecem em funcionamento. Anualmente, milhares de ciclistas participam do Inthanon Challenge, competição de bike de 47 km até o topo da montanha Doi Inthanon, ponto mais alto do país com 2.595m de altitude aos pés de Chiang Mai.

  • 2. Miami, Estados Unidos

Farol no South Beach Pointe em Miami
Farol no South Beach Pointe, parque próxima a Miami Beach que recebe muitos ciclistas (Foto: Axel Taferner)

Miami é conhecida por suas praias de água azul-turquesa, areias brancas, arquitetura art déco, hotéis e restaurantes badalados. Mas os ciclistas também têm diversão garantida por ali, já que a cidade é servida de pistas e rotas incríveis em razão de suas belezas e ruas planas. Algumas rotas são mais conhecidas, como a Rickenbacker Causeway, estrada que liga Miami a Key Biscayne, cidade-ilha com uma visão incrível de Miami e do mar. O Oleta River State Park também é famoso entre os ciclistas, com trilhas off-road, assim como South Beach, onde pode-se andar na orla, e Downtown Miami, ambas localizações que possuem estações de aluguel de bikes que fazem sucesso entre moradores e turistas.

  • 3. Paris, França

Família anda de bike em Paris
Os jardins da Torre Eiffel possuem áreas propícias para passeios de bike (Foto: Joe Shlabotnik/Flickr)

A cultura de andar de bike foi entrando de fininho na Cidade Luz e hoje a cidade já conta com várias estações de aluguel dos veículos e faixas exclusivas para os ciclistas. O passeio de bicicleta é uma ótima forma para descobrir a cidade: há empresas especializadas em tours e sites oficiais que dão dicas das melhores rotas. Pode-se conhecer a clássica Paris em cima de duas rodas, em que o passeio de 6,5 km começa pela Place de l’Alma, margeia o Rio Sena e termina na prefeitura. Esta e outras rotas proporcionam uma vista panorâmica deslumbrante do rio, da Torre Eiffel e de outros pontos turísticos de Paris.

  • 4. Beirute, Líbano

Corniche em Beirute
Corniche em Beirute, calçadão costeiro na capital do Líbano (Foto: @thriol/flickr)

A capital e maior cidade do Líbano é como um encontro entre o Oriente e o Ocidente, sendo bem agitada e diversa. Museus, restaurantes e uma vida noturna completam a atmosfera. Historicamente a cidade não é o local mais ideal para se andar de bicicleta, mas o cenário tem mudado por conta de grupos de ciclistas que se unem para reivindicar mais segurança e melhores estruturas. Vários muros espalhados pela cidade foram pintados com formas de bike e um dos pontos mais disputados para se andar sobre duas rodas é à beira-mar, no Corniche Beirut, calçadão com vista para o Mar Mediterrâneo.

  • 5. Bristol, Reino Unido

Família anda de bike em Bristol
Família anda de bike no caminho bucólico entre Bristol e Bath, no Reino Unido (Foto: reprodução/visitbristol.co.uk)

O Reino Unido se destaca na lista com cidades que incentivam os passeios de bike e que possuem graciosos cenários reservados aos ciclistas. Bristol, localizada no sudoeste da Inglaterra, é uma delas, considerada pelo governo local como um dos destinos mais bike-friendly de toda a Europa. O caminho de Bristol para a vizinha Bath é uma das 10 melhores rotas de bicicleta do Reino Unido, segundo o conselho municipal de Bristol, e uma das mais populares por ali, tendo cerca de 20 km de extensão e duração de 2h30, ideal para todos os tipos de ciclistas. A rota passa por cenários bucólicos e é descrita como bem tranquila.

  • 6. Cambridge, Reino Unido

Rio Cam ao lado da King's College
Margens do Rio Cam, em Cambridge, são ideais para passeios de bike (Foto: Jorge CG/Flickr)

Berço de uma das mais famosas universidades do mundo, a Universidade de Cambridge, a cidade no leste da Inglaterra é recheada de museus, arquitetura gótica e pontos turísticos históricos. Uma das melhores maneiras de conhecer a região é justamente sobre duas rodas, já que a bike é muito estimulada pelo governo local, com faixas exclusivas, parques abertos e até ruas em que carros são proibidos. O centro é muito acessível de bicicleta e a rota entre Cambridge e Waterbeach, vila a cerca de 10 km de distância, é perfeita para fotos e uma tarde calma ao longo do Rio Cam.

Leia mais
Brasileiro que visitou todos os países em tempo recorde parte para nova aventura pelo mundo
10 destinos desconhecidos no Brasil por Daniela Filomeno
Saiba quais são os 10 melhores spas medicinais da Suíça

  • 7. Barcelona, Espanha

Parc de la Ciutadella, Barcelona
Fonte do Parc de la Ciutadella, grande parque da cidade ótimo para passeios de bicicleta (Foto: Wikimedia Commons)

Capital da região da Catalunha, Barcelona é ensolarada praticamente o ano todo e é plana em sua maior parte, sendo bem amigável para ciclistas de todos os portes. A cidade possui um sistema de compartilhamento de bikes chamado Bicing, bem popular pelo pedaço, ajudando pessoas no passeio à beira-mar, por exemplo, um dos caminhos mais recomendados. Dá para rodar o distrito de Ciutat Vella, atravessar o Parc de la Ciutadella, conhecer o arco do triunfo local e ainda terminar nas areias da praia La Barceloneta, tudo de bike.

  • 8. Londres, Reino Unido

Visão de Londres, com destaque para a London Eye
Visão para o Rio Tamisa com destaque para a London Eye e o Big Ben ao fundo (Foto: divulgação/London Partners)

Como toda grande cidade, Londres possui estações de aluguel de bicicletas e tem melhorado seu sistema cicloviário ao longo dos anos, com adição de faixas e campanhas de conscientização. Conhecida por seu transporte público, como o metrô, Londres pode ser ainda melhor aproveitada sobre duas rodas. O centro da cidade é movimentado, deixando os ciclistas vigilantes, mas outras rotas são ótimas para contemplar pontos turísticos: um percurso de 5 km entre a Torre de Londres e o Big Ben é feito todo sobre uma única ciclovia, em que os ciclistas podem passar pelo Tate Modern, o Shakespeare’s Globe Theatre e a London Eye.

  • 9. Dublin, Irlanda

Entardecer na Ha'penny Bridge, em Dublin
Entardecer na Ha’penny Bridge, na região central de Dublin (Foto: Jim Nix/Flickr)

Com mais de 500 mil habitantes e um passado bem preservado, a capital da Irlanda é ideal para ser descoberta via bike, já que conta com um bem estruturado sistema público de aluguel de bicicletas – o Dublinbikes, que funciona desde 2009. A região central da cidade é bem abastecida de faixas para ciclistas, ótimo para um tour de descoberta da história, do folcore e dos edifícios da cidade. A travessia entre os distritos de Inchiore e Lucan por cerca de 8,5 km pelo Grand Canal Greenway, no subúrbio da cidade, garante um mix de paisagens bucólicas e urbanas dignas de serem compartilhadas nas redes.

  • 10. Atenas, Grécia

Área de pedestres da Acrópole de Atenas
Área de pedestres ideal para passeios de bike na entrada da Acrópole de Atenas, chamada de Dionysiou Areopagitou (Foto: Wikimedia Commons)

Percorrer monumentos antigos com auxílio de uma bike pode ser uma nova maneira de descobrir as maravilhas que a capital e centro da Grécia Antiga reserva aos visitantes. Embora não tão desenvolvida para bicicletas, alguns pontos da cidade tem ganhado melhorias para esse público. A This is Athens, organização que promove o turismo local, indica começar o passeio ao redor da Acrópole, uma grande área para pedestres que pode ser aproveitada em bikes, sendo um dos passeios urbanos mais bonitos do mundo. Outra rota igualmente recomendada é fora do centro, em direção ao mar, que começa na estação de metrô Thissio. São 7 km que levam os ciclistas até a costa deslumbrante, onde é possível pedalar ao longo da Riviera de Atenas.

Confira a lista completa das cidades e outras curiosidades da pesquisa aqui.


Mais Recentes da CNN