por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Restaurado, palacete histórico em Higienópolis, SP, se transforma em centro cultural

Instituto Artium abre as portas em São Paulo e se apresenta ao público como entidade multidisciplinar, com atividades que vão do teatro às artes visuais

Ouvir notícia
Foto: João Caldas

Artium, do latim, significa mundo das artes e é assim que esse novo museu se apresenta para São Paulo, reunindo todas as iniciativas artísticas do Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos fundada em 2019 e que abre as portas de sua sede para abrigar a novidade. O Instituto realiza projetos culturais de impacto nacional, que abraçam artes visuais, artes cênicas, restauro de patrimônio imaterial, restauro de patrimônio material e projetos educativos no campo da arte e educação.

Sua sede, localizada na Rua Piauí, no bairro Higienópolis, em São Paulo, é, na verdade, o centenário Palacete Stahl, tombado pelo Conpresp e reconhecido como patrimônio histórico. Uma propriedade de 1700 m² de arquitetura eclética, construída no estilo Luis XVI, modernizado em 1920 e 1921, cujo primeiro desafio de reconstrução foi o de recuperar a riquíssima história que viveu o imóvel, construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia em São Paulo, Gustav Stahl. Passou por duas das grandes famílias paulistas de barões do café; foi propriedade do Império do Japão por 67 anos, de 1940 a 2007. A residência foi fechada durante a Segunda Guerra e, em 1970, como testemunho da história do Brasil de então, o cônsul-geral do Japão foi sequestrado quando chegava ao imóvel. Dez anos depois, o governo do Japão transferiu sua residência consular e o palacete Stahl perdeu seu uso.

Foto: João Caldas

Veja mais:
Casarão histórico na avenida Paulista, em SP, pode abrigar novo Museu da Gastronomia
Acervo pessoal de Vinicius de Moraes é disponibilizado online
Exposições virtuais para visitar sem sair de casa
Museus online: um tour pelas principais coleções do mundo sem sair de casa
Itália inaugura museu dedicado à vida e obra do cineasta Federico Fellini

Com tanta história na bagagem, essa é a primeira vez que o histórico palacete será aberto ao público após a degradação que sofreu a partir de 1980. E aqui temos o segundo grande desafio do Artium. Houve um minucioso trabalho de restauro visando a manutenção e recuperação do patrimônio histórico, revitalizando jardins, fortemente marcados pela cultura japonesa, sua fachada, em estilo francês, e recuperando elementos ornamentais e decorativos da arquitetura da época de sua construção.

Programação

O espaço reserva dois projetos teatrais e cinco exposições de artes visuais com um robusto projeto educativo que contempla atividades e cursos gratuitos voltados a formação de público de baixa renda, em especial estudantes e professores da rede pública de ensino e formação de profissionais para a cadeia produtiva do teatro. Nas artes cênicas as incursões em 2021 e 2022 serão das produções de “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate” e “Um Estranho no Ninho.”

Nas artes visuais, o Palacete Stahl abriga espaço expositivo organizado em duas salas internas e o jardim externo. O primeiro ano de programação de exposições do instituto teve início em 10 de Agosto, com exposição coletiva inédita intitulada Semana de 21, com curadoria de Alberto Simon. A exposição é guiada por uma produção atual de artistas de diversas gerações que fazem uso de diferentes suportes e promovem uma reflexão do momento atual e do retorno à normalidade em um mundo pós pandêmico. “É uma mostra que celebra a diversidade de linguagens e mídias, sem uma proposta de coesão visual ou de conteúdo, que representa a enorme complexidade do mundo atual por meio de obras de 18 artistas.”

Endereço: Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo
De 10/08 a 24/10
Horários de funcionamento: Terça a domingo das 09:00 as 18:00
Exposição gratuita

Mais Recentes da CNN