por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Museu da Língua Portuguesa tem programação infantil para o mês de julho

    Primeira edição das férias de julho desde a reabertura do museu, há um ano, traz atividades para todas as idades

    Governo de SP/Flickr

    Do CNN Viagem & Gastronomia

    Ouvir notícia

    Neste mês de julho, a agenda cultural de São Paulo pode comemorar: o Museu da Língua Portuguesa está com uma extensa programação para as férias, com diversas atividades voltadas para o público infantil.

    Esse é o primeiro ano com uma agenda especial para as crianças desde a reabertura oficial do museu, em julho de 2021. Ao longo de seis anos, o local precisou passar por uma extensa reforma e reconstrução após o incêndio que o atingiu em dezembro de 2015.

    Para as crianças que ainda não conhecem o Museu, será uma ótima oportunidade para visitar a exposição principal, que apresenta a história da língua portuguesa, uma verdadeira imersão nos nossos diversos sotaques, de norte a sul do país, em todas as línguas que influenciaram o português do Brasil, assim como entender como a língua influencia a política, os costumes, o nosso dia a dia.

    Mas a programação das férias de julho vai além e terá ainda homenagem à José Saramago, para celebrar o centenário de seu nascimento, em 2022, oficinas criativas para todas as idades, sarau, shows musicais do projeto Plataforma Conexões e visitas mediadas pelo Núcleo Educativo do museu.

    Confira alguns destaques das atividades – datas e horários e a programação completa está no site.

    Instalação O Conto da Ilha Desconhecida

    A instalação O Conto da Ilha Desconhecida é livremente inspirada no livro de mesmo nome de José Saramago. A barca inflável de sete metros de comprimento ocupa o Saguão B do Museu da Língua Portuguesa até 24 de julho como parte das homenagens ao centenário do escritor.

    A ideia da instalação é proporcionar uma experiência cenográfica imersiva, que poderá ser usufruída de forma lúdica pelo público, principalmente as crianças. Dentro da barca, há uma série de bonecos feitos nos mais diferentes materiais.

    Estação Férias – Lugares para Mirar

    O livro “O Conto da Ilha Desconhecida” e a instalação de mesmo nome, em cartaz no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa, servem de inspiração para o projeto “Estação Férias – Lugares para Mirar”, que promoverá uma série de oficinas e ativações socioeducativas ao longo do mês de julho.

    Atividades de escrita, leitura em voz alta, construção de novas narrativas e entendimento de significados diferentes para uma mesma palavra serão oferecidas a quem passar pelo saguão B.

    Oficina Página, Paisagem (especialmente para maiores de 12 anos)
    Os participantes serão convidados a criar livros com diferentes materialidades e narrar as paisagens criadas em cada página. Com Camila Feltre.
    2 de julho (sábado), às 14h

    Oficina Lugares de mirar (especialmente para crianças até 4 anos de idade)
    A partir da escuta de trechos de “O Conto da Ilha Desconhecida”, os participantes serão convidados a construir binóculos para mirar novas paisagens poéticas. Com Mariana Galender.
    9 de julho (sábado), às 14h

    Oficina Sonho e imaginação (para toda a família)
    Os participantes serão convidados a contar e a escrever os seus sonhos e, então, a construir instrumentos para materializar e dar visibilidade a eles. Com Rochele Beatriz.
    16 de julho (sábado), às 14h

    Estação Famílias especial: Contos sobre ilhas desconhecidas – Narração de histórias
    Contadores de histórias vão partilhar contos que abordam temas como sonho, distopia, devaneio e imaginação. Com Leticia Liesenfeld e Mafuane Oliveira.
    Aos domingos, das 10h30 às 12h

    5º Sarau Língua Afiada

    O ativista cultural e escritor Sérgio Vaz comanda a quinta edição do Sarau Língua Afiada. Desta vez, os convidados serão o Sarau da Cooperifa e o DJ Zeca. Além disso, o microfone vai estar aberto para quem quiser falar a poesia. A atividade é promovida pelo Núcleo de Exposições e Programação Cultural do Museu.

    Na Ponta da Língua

    Educadores do Museu da Língua Portuguesa invadem o Saguão Central da CPTM e propõem jogos e desafios relacionados à língua portuguesa a quem passa pelo local.


    Mais Recentes da CNN