Documentário sobre Anthony Bourdain relembra vida do renomado chef

Longa-metragem promete trazer um olhar íntimo sobre a ascensão de Bourdain e sua rotina longe das câmeras

Bourdain no documentário Roadrunner
Anthony Bourdain em uma das cenas do inédito documentário Roadrunner (Foto: reprodução/YouTube)

Chef, escritor, aventureiro e provocador. Anthony Bourdain possui muitas facetas e, uma delas, o seu lado desbravador, foi explorado no programa Lugares Desconhecidos, uma produção original da CNN com 12 temporadas. Agora, três anos após sua morte, um documentário resgata as memórias do chef e promete mostrar como ele saiu do anonimato e se transformou em um ícone cultural em tão pouco tempo.

Batizado de Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain (ainda sem tradução para o português), o filme teve o trailer lançado no início de junho, e é possível ver cenas do chef animado, relembrando a própria trajetória e viajando ao redor do mundo para lugares muitas vezes inusitados. “Em um minuto, eu estava parado ao lado de uma fritadeira. No outro, eu estava assistindo ao pôr do sol sobre o Saara”, recorda em uma das cenas narradas por ele mesmo.

Ao longo do documentário, alguns de seus melhores amigos celebram os feitos do chef em vida e contam detalhes que honram sua memória. Descrito como um olhar íntimo da vida de Bourdain longe das câmeras, o longa tem direção de Morgan Neville, ganhador do Oscar pelo documentário A Um Passo do Estrelato, e será lançado em 16 de julho nos Estados Unidos.

O filme também estará disponível na HBO Max, serviço de streaming que chega ao Brasil em 29 de junho. Confira o trailer abaixo:

Leia mais
A vida de Anthony Bourdain em fotos
Assistente relembra carreira de sonho ao lado de Anthony Bourdain
Trabalhar na cozinha me moldou, diz chef apresentador de ‘Lugares Desconhecidos’

Livro póstumo

Além de sua presença na televisão, a fama do expert foi alçada primeiramente na literatura. Cozinha Confidencial, livro lançado em 2000, tornou Bourdain famoso no mundo todo. A obra alterna entre memórias sobre os bastidores das cozinhas de restaurantes e comentários sobre a indústria em geral.

Agora, três anos após sua morte, suas experiências ao redor da Terra são revividas no livro World Travel: An Irreverent Guide, última obra escrita em vida pelo autor, que reúne dicas do que fazer (e não fazer) em 43 países.

Escrita em parceria de Laurie Woolever, sua assistente de longa data, o livro traz dicas de restaurantes, hotéis e atrações dos locais mais fascinantes do mundo conforme as vivências do autor – incluindo o Brasil. World Travel foi lançado em abril nos Estados Unidos e tem previsão de chegar por aqui em outubro pela Editora Intrínseca.