House of Gucci: conheça os cenários na Itália onde o filme foi gravado

Longa estrelado por Lady Gaga e Adam Driver tem cenas filmadas em locais belíssimos, como uma vila à beira do Lago de Como e até nos alpes que fazem fronteira com a Suíça

Ouvir notícia
Adam Driver como Maurizio Gucci e Lady Gaga como Patrizia Reggiani nos alpes italianos (Foto: reprodução/Instagram)

Misture moda, glamour, drama, cenários magníficos, uma trama de assassinato, a atuação de Lady Gaga e Adam Driver, a caracterização de Jared Leto e você terá o inédito filme House of Gucci. Com previsão lançamento para fim de novembro, o longa-metragem dirigido por Ridley Scott é inspirado na história real da família italiana por trás da grife de luxo Gucci, e joga luz a eventos e consequências do assassinato de Maurizio Gucci, herdeiro da marca, orquestrado por sua ex-esposa Patrizia Reggiani em 1995.

As filmagens aconteceram entre fevereiro e maio de 2021 e o primeiro trailer foi divulgado no final de julho. Nele, pode-se ver trechos do desenrolar da trama familiar e ainda conferir alguns locais onde as cenas foram gravadas na Itália.

Entre as locações estão os Alpes do Valle d’Aosta, onde as comunas de Gressoney-La-Trinité e Gressoney-Saint-Jean foram usadas para recriar St. Moritz, estância alpina de luxo da Suíça. O Lago de Como aparece no filme com uma mansão à beira de suas águas, assim como os grandes centros urbanos de Roma e Milão estão presentes no longa.

A seguir, confira alguns locais na Itália onde House of Gucci foi filmado:

Leia mais
Conheça os cenários reais de Virgin River, série com paisagens bucólicas
A Nova York de Sex and the City
De The Bold Type a Friends: conheça os cenários reais de séries famosas

Alpes italianos do Valle d’Aosta

Gressoney-Saint-Jean, Italia
Lago em Gressoney-Saint-Jean, comuna na Itália pertencente ao Valle d’Aosta, nos Alpes italianos (Foto: Getty Images)

Situado no noroeste da Itália, no meio dos alpes e cercado por montanhas, o Valle d’Aosta faz fronteira com a Suíça e com a França, e abrange cerca de 74 comunas. Entre elas estão Gressoney-La-Trinité e Gressoney-Saint-Jean, que serviram para as filmagens do filme para recriar a luxuosa estância suíça de St. Moritz.

Ambas as comunas do Vale Gressoney ficam aos pés do Monte Rosa e são lar de várias capelas e de pouquíssimos habitantes. Além das belezas naturais, alguns hotéis no estilo alpino e pequenos restaurantes dão conta de receber os turistas.

Lady Gaga, que interpreta Patrizia Reggiani, e Adam Driver, que faz o papel de Maurizio Gucci, foram fotografados no set por paparazzi em meio a neve com roupas de esqui dos anos 1980. A própria Lady Gaga compartilhou a primeira foto como a “Signora Gucci” em 9 de março, em que aparece ao lado de Adam Driver de gola alta, muitos colares de ouro e um chapéu felpudo.

Lago de Como

sala comancina lago de como italia
Vista para o Lago de Como a partir da pequena comuna de Sala Comancina, próxima a Villa Balbiano (Foto: Pixabay)

De origem glacial, o Lago de Como é o terceiro maior da Itália e um dos mais bonitos de toda a Europa. Localizado na Lombardia, é conhecido por ser um destino luxuoso na Itália, em que abriga várias casas de celebridades internacionais.

As paisagens ao longo de sua extensão são fabulosas, marcadas por florestas, montanhas próximas e águas que alternam entre o azul e o verde. Tantos atributos foram o chamariz para que outros filmes hollywoodianos fossem filmados pelas redondezas, como Star Wars II – Ataque dos Clones, 007-Cassino Royale e Doze Homens e Outro Segredo.

vila balbiano, lago de como, italia
Entrada da Villa Balbiano, palacete às margens da Lago de Como (Foto: Wikimedia Commons)

E uma das joias no Lago de Como é a Villa Balbiano, palacete às margens do lago na comuna de Ossucio que fez parte das filmagens de House of Gucci, aparecendo inclusive em cenas do trailer. A enorme casa pertenceu ao Cardeal Tolomeo Gallio, que a construiu no final do século XVI e a ​​usou como residência. Tempos depois, ela foi ampliada e foi usada para sediar luxuosos banquetes e festas da alta sociedade italiana.

Atualmente ela é voltada exclusivamente para aluguéis e eventos – até uma campanha da Versace já foi feita nas dependências. De acordo com a página oficial de aluguel da Villa, são 2 hectares de propriedade, 6 suítes, cômodos repletos de afrescos e objetos de arte, um enorme jardim, piscina exterior, cais privado e casa de barcos.

Roma

igreja santa maria in campitelli, roma
Interior da igreja Santa Maria in Campitelli, dedicada à Virgem Maria e datada do século XVII (Foto: Wikimedia Commons)

Capital da Itália, a Cidade Eterna também fez parte das gravações do inédito longa. Cenas do casamento de Maurizio e Patrizia foram filmadas por Lady Gaga e Adam Driver na igreja Santa Maria in Campitelli, de acordo com fotos do Daily Mail. A igreja, que fica na Piazza di Campitelli, data de 1667 e é dedicada à Virgem Maria.

Os atores também foram vistos em outros pontos da cidade, como a Via Condotti, famosa rua bem em frente a Piazza di Spagna – que é conhecida também por sua escadaria que leva até a igreja Trinità dei Monti. A via abriga várias grifes de luxo, inclusive uma loja âncora da Gucci. Nas fotos de paparazzi, Gaga aparece com um vestido vermelho e um casaco de pele e Al Pacino, que interpreta Aldo Gucci, presidente da marca entre 1952 e 1986, é visto com um terno bege. Logo no início do trailer os dois aparecem com as vestimentas, em que Patrizia sai de um café e avista Aldo saindo da loja da Gucci.

piazza di spagna, roma, italia
Piazza di Spagna e sua famosa escadaria que leva até a igreja Trinità dei Monti (Foto: Pixabay)

Inclusive, durante sua estadia em Roma, Lady Gaga ficou hospedada no Baglioni Hotel Regina, de acordo com o jornal local Corriere dello Sport. Construído no estilo art decó italiano, o hotel cinco estrelas fica na Via Veneto, uma das principais de Roma, e possui vistas privilegiadas para o Coliseu e para a Capela Sistina.

Milão

Piazza Duomo, Milao, Italia
Piazza Duomo, com destaque para a Catedral de Milão e entrada da Galleria Vittorio Emanuele II (Foto: Getty Images)

A capital da região de Lombardia cumpre um papel importante na história por ser, na vida real, uma das sedes da marca de luxo e também onde Maurizio Gucci foi assassinado. No filme, algumas cenas principais foram gravadas na famosa Piazza Duomo, na região central da cidade. A praça é um dos pontos turísticos mais frequentados e imperdíveis de Milão, onde concentra cafés, grifes e a Catedral de Milão, construção gótica do século XIV que é sede da Arquidiocese da cidade.

A Universidade de Milão também foi utilizada como um dos sets do longa. Não muito longe da Piazza Duomo, localizada na Via Festa del Perdono, a universidade é uma instituição pública fundada em 1923 e que conta com dez faculdades, que vão desde Direito, Medicina até Agricultura.

galleria vittorio emanuele ii
Interior da Galleria Vittorio Emanuele II, que possui lojas de grifes famosas e liga a Piazza della Scalla a Piazza del Duomo (Foto: Pablo Fernández/Flickr)

De acordo com informações do jornal italiano La Repubblica, solicitações junto ao governo para gravações foram autorizadas ainda na Piazza della Scala, no Quadrilatero della Moda e na Galleria Vittorio Emanuele II, pontos na região central. A Piazza della Scala é uma praça ligada a Piazza Duomo pela Galleria Vittorio Emanuelle II e que abriga a casa de ópera Teatro alla Scala e um monumento de Leonardo da Vinci, feito pelas mãos do escultor Pietro Mangi.

Já o Quadrilatero della moda, como o nome sugere, concentra boutiques da alta moda, grandes joalherias, hotéis luxuosos e restaurantes estrelados. A rua principal do quadrilátero é a Via Montenapoleone, que, além do comércio, é endereço de mansões neoclássicas e do restaurante Il Salumaio – também relatado como um dos sets do inédito filme.


Mais Recentes da CNN