por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Cinema e gastronomia: 4 filmes e séries para quem tem fome

Lançamentos no cinema e na Netflix mostram a paixão pela culinária de maneiras diferentes

"Os Olhos Negros de Marilyn": um restaurante serve como pano de fundo desse filme italiano
"Os Olhos Negros de Marilyn": um restaurante serve como pano de fundo desse filme italiano Divulgação/Netflix

CNN Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Assim como uma mesa farta de domingo cercada de família e de amigos nos une, a gastronomia no cinema e na televisão também. Não é à toa que além dos diversos programas de TV, as séries e filmes com essa temática sempre surgem para nos surpreender – e a gente adora. Maratona mesmo e assiste de novo, como se fosse a primeira vez.

Nas últimas semanas, quatro novidades foram lançadas, uma nos cinemas brasileiros e outras três na plataforma de streaming da Netflix. Bem diferentes umas das outras – mas sempre envolvidas por histórias sobre a paixão pela culinária -, essas dicas valem as horinhas em frente à tela.

“Mateína – A Erva Perdida” – Cinemas

Em uma realidade distópica, no ano de 2045, a erva-mate é proibida e só pode ser consumida às escondidas no Uruguai. Uma das bebidas mais consumidas no país precisa ser contrabandeada nesta história, que é uma coprodução entre Uruguai, Argentina e Brasil, em cartaz em poucas salas de cinema de Porto Alegre, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. O filme mostra como um simples erva pode ser o símbolo de identidade de toda uma nação, não importa a passagem do tempo.

“De Rainha do Veganismo a Foragida” – Neflix

Na onda das histórias de vigaristas da Netflix, como “Inventando Anna” e “O Golpista do Tinder”, que foram recordes de audiência, a plataforma agora mostra a trajetória de Sarma, uma das pioneiras em restaurantes veganos e alimentação a base de comida crua.

Aberto no início dos anos 2000 em Nova York, o Pure Food and Wine era frequentado por celebridades, como Gisele e Tom Brady, mas virou alvo de um dos grandes escândalos da década. Sarma, que chegou a ser presa, participa da série com depoimentos e diz que foi enganada por um homem que a convenceu de que ela era comandada por seres do além, e que se o seguisse ia ser imortalizada e, claro, expandir seu império.

“Isso é um Bolo?” – Netflix

Até as crianças se apaixonam por essa competição culinária entre os confeiteiros mais experientes dos Estados Unidos. O desafio é criar os bolos a partir de objetos reais e até de outras comidas – em um dos episódios, um hamburguer vira um bolo com recheio colorido e gostoso. Os cakes precisam ficar tão perfeitos a ponto de enganar os jurados. Daqueles programas de TV que a gente fica ansioso para assistir até o fim – e o melhor, sem os intervalos cheios de suspense da programação de TV normal.

“Os Olhos Negros de Marilyn” – Netflix

A gastronomia serve como pano de fundo para contar a história de Diego (Stefano Accorsi) e de Clara (Miriam Leone), dois pacientes que estão passando por um tratamento psiquiátrico. Ele, um chef preocupado com a perfeição e com problemas com a filha; ela, alguém que busca equilíbrio e um sentido na vida. Uma produção italiana da Netflix, que mistura momentos de drama e comédia sobre o comportamento humano, e que faz rir e chorar. O restaurante aqui os une em uma jornada de descobertas.

Mais Recentes da CNN