por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

A rota dos restaurantes das celebridades em Paris

A capital francesa é sempre um destino que atrai os famosos e, é claro, que eles têm seus restaurantes queridinhos na cidade. Entre brasseries típicas e casas italianas, confira quais endereços estão na rota das celebridades

Fouquet's Paris, tradicional brasserie do século 20 que recebe famosos e tem ligação com o cinema
Fouquet's Paris, tradicional brasserie do século 20 que recebe famosos e tem ligação com o cinema Divulgação

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Cidade Luz, capital da moda, cidade do amor e moradia da Dama de Ferro (leia-se Torre Eiffel). Vários são os atributos de Paris, capital francesa que atrai milhões de turistas anualmente e que também pode ser definida como um destino gastronômico ímpar.

Com seus bistrôs, brasseries e restaurantes de culinária internacional, Paris chama a atenção pelas casas renomadas e chefs estrelados. Entre as pessoas que são atraídas pela cena gastronômica agitada estão famosos do mundo inteiro, principalmente em períodos de eventos como as semanas de moda, que ocorrem entre os meses de janeiro e julho.

Beyoncé, Rihanna, o clã Kardashian-Jenner, Leonardo DiCaprio, o rapper Kanye West e outros astros da música, do cinema e da moda são vistos saindo de restaurantes badalados – sempre com o intenso estalar de flashes dos paparazzi.

Entre as casas frequentadas pelos famosos estão restaurantes tipicamente franceses e outros italianos espalhados pela cidade.

Alguns, com vistas privilegiadas para a Torre Eiffel, como na Avenida Montaigne – uma das mais caras de toda a capital francesa -, ou ainda atrás de uma pequena fachada com poucos lugares. Confira nossa lista de restaurantes frequentados por celebridades em Paris e já prepare seu roteiro:

L’Avenue

Se você é uma celebridade requisitada pelos paparazzi e já pisou em Paris, certamente deve ter ido ao L’Avenue, quase uma unanimidade entre os famosos – principalmente entre estrelas que moram em Hollywood.

Rihanna, Kim Kardashian, Kanye West, Justin Bieber, as irmãs Hadid, Beyoncé, Jennifer Lawrence, Mariah Carey, Sophie Turner e mais uma grande lista de alto escalão já foram flagrados entrando e saindo do restaurante em plena Avenida Montaigne – uma das mais caras de toda Paris.

Entre as pedidas estão clássicos das brasseries francesas sem muitas complicações: steak tartare, lagosta, risoto com trufas, escargot e batatas fritas finas, que marcam presença no cardápio e nas fotos compartilhadas nas redes sociais. Drinques também acompanham os pratos, como bloody mary e até caipiroska.

Além do salão repleto de lustres, mesas externas ficam espalhadas na frente da fachada da casa, onde é possível vislumbrar a ponta da Torre Eiffel. Vale ressaltar que um dos donos do local é o Jean-Louis Costes, que também comanda o badalado Hotel Costes na Cidade Luz.

41 Av. Montaigne, 75008 Paris, França.

Girafe Restaurant

O salão de pé direito alto decorado elegantemente com cores creme e repleto de mármore já chama a atenção, mas é a área externa com mesas bem de frente para a Torre Eiffel que carrega a fama do Girafe.

Situado no Trocadéro, o restaurante recebe famosos recorrentemente, como as modelos Kendall Jenner e Cara Delevingne, os atores Alicia Vikander e Michael Fassbender, o casal Camila Mendes e Charles Melton – que foram flagrados aos beijos num momento de afeto – e, mais recentemente, Zendaya e Tom Holland.

Além das fenomenais vistas, o hotspot parisiense possui um cardápio focado em peixes e frutos do mar frescos, assim como serve bons drinques em um ambiente chique e ao mesmo tempo cool. Destacam-se a seleção de ostras, camarões-rosa, lagostim, king crab e pratos com salmão, turbot, polvo e bacalhau. E a reserva é sempre bem-vinda, não se esqueça.

1 place du Trocadéro et du 11 Novembre, 75016 Paris, França.

Le Stresa

Italiano, tradicional, familiar e bem pequeno – tanto que as mesas do salão ficam até um pouco apertadas. Vive lotado de executivos, empresários parisienses e, em certos momentos, de celebridades – Jennifer Aniston, Justin Theroux, Leonardo DiCaprio, Jada Pinkett Smith e, mais recentemente, Justin e Hailey Bieber já estiveram no local.

Assim é o Le Stresa, criado em 1951 por um casal italiano que lhe deu o nome da cidade onde nasceu, mas que passou para as mãos de dois cozinheiros gêmeos anos depois, Antonio e Claudio Faiola. A decoração do minúsculo salão carrega a aura dos anos 1950, com espelhos, cortinas de veludo e trabalhos em madeira.

No cardápio, clássicos italianos se destacam, como linguine, raviolis recheados, spaghetti carbonara, spaghetti vongole, carciofi e massa com trufas. Mas atenção: como certos restaurantes em Paris, a casa não abre aos fins de semana.

7 Rue Chambiges, 75008 Paris, França.

César Paris

Situado a poucos metros da Champs-Élysées, o César é um restaurante italiano comandado pelo restaurateur Mehdi Abdelhedi que, diga-se de passagem, é amigo pessoal de algumas das estrelas mais celebradas do futebol mundial, como Neymar e Mbappé.

Não é coincidência, então, que estes e outros esportistas frequentem a casa, como Lionel Messi, Lewis Hamilton, até a rapper Cardi B e as modelos Gigi Hadid, Izabel Goulart e Naomi Campbell.

Os pratos seguem a tradição italiana, e o menu é recheado por antepastos, massas, raviolis, pizzas, carnes e peixes. Destacam-se a burrata com tomates-cereja, pizzetas com creme trufado, linguine com lagosta, penne al pomodoro, vitela e robalo.

Rodeado de espelhos, o salão é trabalhado em madeira e as cadeiras são de veludo vermelho. O Instagram badalado da casa posta regularmente as criações do chef e as passagens dos famosos pelo local.

2 Av. de Wagram, 75008 Paris, França.

Dinand par Ferdi

Fachada do “irmão mais novo” do Ferdi, que fica próximo da Avenida Montaigne / Reprodução/Instagram

Bem próximo do Le Stresa e da Avenida Montaigne, o Dinand par Ferdi foi aberto em novembro de 2020 e, como o nome sugere, é um como um “irmão mais novo” de outra casa parisiense, o Ferdi. O novo restaurante apresenta-se como mais descomplicado e descontraído, com uma simpática fachada, poucas mesas e menu enxuto.

Fritas, sanduíches – como o de carne picada, queijo, cebola crua e picles -, ceviche, massa caseira gratinada e nachos compõem o cardápio. Entre as celebridades, o casal Hailey e Justin Bieber jantou por ali recentemente, assim como o rapper Kanye West foi flagrado por paparazzi na saída do estabelecimento.

18 Rue du Boccador, 75008 Paris, França.

Fouquet’s Paris

Beyoncé adora o Fouquet’s, entre tantas outras celebridades / Divulgação/The Leading Hotels of The World

É uma das brasseries mais tradicionais e conhecidas de Paris. Aberto desde 1899 na esquina da Avenida George V com a Champs-Elysées, o Fouquet’s faz parte do Hotel Barrière e é reconhecido por seus toldos vermelhos que se espalham por dois terraços.

Renovada em 2017, a casa ainda carrega uma decoração clássica e continua sua tradição da cozinha francesa no cardápio, com steak tartare, linguado à meunière e ainda uma seleção de queijos depois dos pratos principais. Entre os drinques autorais há até o Santos Dumont, criação que leva rum, licor, suco de maracujá e de limão.

Entre as celebridades, Beyoncé, Jay-Z, Jamie Dornan, Nick Jonas e mais recentemente a atriz Léa Seydoux, já foram flagrados no estabelecimento. O mais notável, porém, é que o restaurante possui uma ligação ainda mais profunda com a sétima arte: além de ter sido um importante local de encontro de pessoas ligadas à cultura, anualmente sedia o tradicional jantar de gala após a cerimônia do César, premiação equivalente ao Óscar francês.

99 Av. des Champs-Élysées, 75008 Paris, França.


Mais Recentes da CNN