Tortas ao redor do mundo: delícias doces e salgadas

Conheça a história de algumas das tortas internacionais para quando estiver viajando ou para fazer em sua casa

Divulgação

Casey Barberda CNN

Não importa como é chamado, a ideia se aplica em todo o mundo. Todo mundo adora um pedaço de guloseimas recheadas e assadas.

As variedades americanas clássicas de maçã e cereja podem ser os primeiros pratos que vêm à mente quando a palavra “torta” é mencionada. Mas eles são apenas uma fatia das tortas doces e salgadas disponíveis para os amantes de pastelaria da Flórida às Filipinas.

Sob a ampla definição de uma torta como uma massa recheada e assada, a história forneceu uma ampla variedade de tortas. Os hieróglifos egípcios mostram bolos recheados com mel, nozes e frutas, enquanto os antigos gregos e romanos jantavam em tortas recheadas com doces e carnes.

A partir daí, o mundo das tortas só se expandiu. Experimente algumas dessas tortas internacionais quando estiver viajando ou faça a sua em casa.

Tortas de carne

Na Roma antiga, as primeiras tortas de carne usavam a massa apenas como recipiente para preservar a maciez da carne, não para comer com o recheio. Demorou alguns séculos (e atualizações na receita) para que a ideia de comer a crosta e o recheio de carne pegasse.

Os britânicos e suas colônias parecem ter aperfeiçoado a arte da torta de carne. A torta de bife e cerveja é uma das favoritas dos pubs e tem suas raízes nas tortas medievais, que usavam carnes locais, caça e legumes em uma crosta de massa.

Tourtière é uma saudável torta de carne franco-canadense tradicionalmente recheada com carne de porco moída e servida durante a temporada de Natal. Uma versão salmão do tourtière é comum para quem cresceu ao longo da costa.

Na Austrália e na Nova Zelândia, as tortas de carne dividem a diferença entre uma torta tradicional e uma torta de mão: tortas redondas de massa dupla com tamanho reduzido para refeições de porção única. Carne e molho é o recheio mais comum para essas tortas, que geralmente são cobertas com ketchup ou molho de tomate.

Falando de tortas de carne portáteis, sua engenhosidade abrange o mundo. Os pastéis da Cornualha foram popularizados como alimento para os mineiros, mas agora são tão amados que são protegidos pela origem geográfica.

Hambúrgueres de carne jamaicanos e tortas de carne nigerianas são semelhantes, mas o hambúrguer jamaicano é diferenciado por sua crosta dourada com infusão de açafrão e recheio temperado.

E as empanadas, que se acredita serem originárias da Galícia, na Espanha, são consumidas em toda a América Latina e nas Filipinas, entre outros lugares.

Outras tortas salgadas

Como um dos berços da torta, a culinária grega tem sua parcela de tortas doces e salgadas para escolher. Spanakopita é um dos mais conhecidos, com recheio de espinafre e queijo feta dentro de massa folhada, mas também há seu primo hortopita, feito com verduras selvagens; tiropita, uma saborosa torta de queijo; e maridopita, uma torta de peixe.

Camadas de massa folhada também formam a crosta do burek ou byrek albanês, tortas salgadas que podem ser recheadas com tudo, desde carne moída a espinafre e queijo. A versão de tomate e cebola desta torta é muitas vezes conhecida como pizza albanesa, com camadas de cebolas caramelizadas e tomates cozidos.

Tortas doces e salgadas

Enquanto as tortas de carne eram a norma em grande parte da história inicial da torta, as especiarias usadas em muitos desses doces preencheram a lacuna entre salgados e doces.

Pastilla, uma torta marroquina que também atende pelos nomes bisteeya ou b’stilla, é uma torta temperada que combina aves, amêndoas e ovos. Embora o pombo ou o pombo tenham sido as aves tradicionais de escolha, versões modernas mais fáceis substituem o frango na torta.

Se você está familiarizado com a textura de suflê do pão de colher de milho ou pudim de milho, a torta americana de creme de milho doce é um passo adiante na direção da sobremesa.

Adicionar grãos de milho frescos a um creme doce ou recheio de torta de xadrez é um tema comum para padeiros e jardineiros que aproveitam ao máximo os produtos do final do verão.

Tortas de frutas

Esqueça vinte e quatro melros – se crescer em uma árvore, provavelmente pode ser assado em uma torta. As tortas de frutas são uma das melhores maneiras de desfrutar de produtos sazonais.

Algumas das tortas de frutas bem conhecidas na América do Norte hoje se originaram com colonos que trouxeram sementes da Europa ou adicionaram ingredientes nativos da América do Norte às suas tradições de panificação.

O ruibarbo tornou-se um recheio de torta popular na Nova Inglaterra na década de 1820 e se espalhou para o sul e oeste com a população. A torta de uva Concord usa as uvas suculentas e de pele escura nativas da América do Norte (sim, as do pote de geléia favorito de todas as crianças).

As tortas de caqui são encontradas em arquivos de receitas familiares em todo o leste dos Estados Unidos, aproveitando outra fruta nativa que pode ser cultivada até o oeste de Iowa e até o norte de Connecticut. Com uma textura semelhante à torta de abóbora, não é à toa que esta é uma torta perfeita para a safra de outono.

A torta de maçã é consagrada como a torta americana por excelência – como Jack Kerouac escreveu em “On the Road”: “Comi outra torta de maçã e sorvete; isso é praticamente tudo o que comi em todo o país”.

Mas a torta de maçã tem suas raízes na Europa, com muitas das variedades de maçã que conhecemos hoje importadas para o continente norte-americano.

Vlaai são tortas de frutas holandesas feitas com massa de brioche fermentada em vez da usual crosta de massa de manteiga. Embora possam ser preenchidos com frutas como damascos, ameixas e cerejas, um appelvlaai holandês une as tradições de sobremesas do Velho e do Novo Mundo.

Outras tortas doces

Se os recheios de frutas cozidas não são seus favoritos, deixe as tortas com recheios cremosos realizarem suas fantasias de sobremesa.

Os fãs de torta de creme de coco devem procurar a torta buko filipina , uma especialidade da província de Laguna. Esta torta de massa dupla é recheada com tiras de buko, ou coco jovem, suspensas em um creme de coco cremoso.

A torta britânica Banoffee é bastante moderna para os padrões de torta. Criado pelo chef e proprietário do restaurante The Hungry Monk em East Sussex, Inglaterra, na década de 1970, agora é um clássico sem assar. O nome é uma junção de seus principais ingredientes: bananas e molho de caramelo. Enquanto a receita original (espelta banoffi) pede uma crosta de massa, muitas iterações usam uma crosta de biscoito ou biscoito.

A torta de limão picante é obrigatória ao visitar Key West, na Flórida, onde é frequentemente servida congelada em uma casca de chocolate crocante.

Mais acima na costa leste, a torta de Atlantic Beach da Carolina do Norte é uma versão mais salgada da torta de frutas cítricas. Bolachas salgadas esmagadas formam a base da crosta, e um recheio de limão e limão dá aos fãs de frutas cítricas o melhor dos dois mundos.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original