Serra da Mantiqueira e a produção dos melhores vinhos nacionais

Neste episódio do CNN Viagem & Gastronomia Daniela Filomeno acompanha toda a jornada do vinho, da vinícola à taça. Por fim, senta à mesa com Manoel Beato, um dos maiores sommeliers do Brasill para uma verdadeira aula sobre o tema

(Foto: CNN Viagem & Gastronomia)

No CNN Viagem & Gastronomia* deste sábado (17), às 21h, Daniela Filomeno mostra que a Serra da Mantiqueira tem um novo protagonista: o vinho nacional, produzido entre São Paulo e Minas Gerais. Foi da região, inclusive, que nasceu o 1º vinho brasileiro a ganhar a capa da conceituada revista Decanter, especializada em terroirs do mundo todo.

Leia mais
Saiba tudo sobre a Serra da Mantiqueira
Vinhos da Mantiqueira: 5 vinícolas da serra para conhecer já
Um guia com os melhores vinhos da Serra da Mantiqueira para degustar

Daniela Filomeno e e o sommelier Manoel Beato (Foto: CNN Viagem & Gastronomia)

De olhos atentos e paladar aguçado, Dani desvenda os saberes desse enoturismo brasileiro por meio de conversas com especialistas da área, como sommeliers, empresários, engenheiros agrônomos e viticultores, que explicaram, por exemplo, o método de poda invertida, estratégia que troca o processo da colheita para extrair uvas de qualidade fora do período de chuvas.

Após visitas a vinhedos, repletas de ensinamentos, Dani degusta vinhos nacionais, um verdadeiro laboratório que reúne variadas safras, varietais e aromas. Quem guia é Manoel Beato, um dos mais respeitados sommeliers do Brasil e o principal do grupo Fasano, na casa há 29 anos. Beato reservou safras nacionais e dá uma aula. Assista apertando o play abaixo! Spoiler: vamos revelar os quatro melhores vinhos do sudeste brasileiro!

Leia mais:
Um convite para conhecer três vinhos paulistas, por Daniela Filomeno
Descomplicando o vinho: marcas brasileiras ousam para simplificar a bebida e atrair millennials
Clubes de vinhos crescem durante a pandemia. Vale a pena entrar nessa?


*O programa CNN Viagem & Gastronomia vai ao ar todo sábado, às 21h, na CNN Brasil. A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir. Horários alternativos: domingo (18), às 03h50, 13h10 e 20h40; Segunda-feira (19), às 01h10. Ou veja a íntegra no nosso canal no Youtube.