por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde se hospedar em Bordeaux, cidade francesa que é Patrimônio da Humanidade

Seja em castelos, em hotéis boutique ou em grandes redes internacionais, Bordeaux é acolhedora e recebe todos com um toque de sofisticação

Daniela Filomeno toma café da manhã no Yndo, hotel-boutique de apenas 12 quartos
Daniela Filomeno toma café da manhã no Yndo, hotel-boutique de apenas 12 quartos CNN Viagem & Gastronomia

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Bordeaux, França

Ouvir notícia

Para além dos vinhos mundialmente conhecidos e de sua gastronomia que faz qualquer um ficar com água na boca, Bordeaux, a “pequena Paris”, nos reserva uma hotelaria refinada e exemplar.

Toda a atmosfera é apaixonante e perder-se pelas ruas locais é o melhor roteiro que podemos fazer, com descobertas interessantes – e cheias de história – que brilham os olhos a cada passo. Como manda a regra, a maioria dos hotéis fica em propriedades majestosas, em edifícios históricos e até em châteaux nos limites da cidade portuária.

Quem deseja ficar próximo dos principais museus, monumentos e restaurantes, ou seja, do agito de Bordeaux, o ideal é escolher um hotel pelo centro. Já aqueles que preferem uma dose de tranquilidade a mais – quem não gosta de abrir as janelas e ouvir os pássaros cantando? -, têm na manga opções que fogem da movimentação mas que, mesmo assim, não são muito afastadas dos principais pontos da cidade.

Seja em châteaux, em hotéis boutique ou em grandes redes internacionais, Bordeaux nos acolhe de maneira ímpar e recebe todos como bon vivants com o toque de sofisticação presente no ar. A seguir, confira quatro lugares de onde se hospedar em Bordeaux:

InterContinental Bordeaux Le Grand Hotel

Grand hotel bordeaux
Fachada neoclássica do Le Grand Hotel de Bordeaux, que já virou uma das instituições da cidade/Foto: Wikimedia Commons

É um hotel imponente em todos os sentidos, desde a arquitetura neoclássica luxuosa até sua localização privilegiada, na Place de la Comédie, logo em frente ao Grande Teatro que é palco da Ópera Nacional – um dos endereços mais importantes de Bordeaux. Por isso, o hotel cinco estrelas tem sido uma instituição tipicamente bordalesa desde os anos 1920.

Digo que, além do luxo no centro da cidade, se hospedar aqui é fazer parte da história. Ele foi desenhado pelo arquiteto parisiense Victor Louis e o interior que reflete toda a opulência do período barroco é de autoria de Jacques Garcia. Tetos abobadados, enormes lustres, superfícies de mármore e cortinas de seda são alguns dos detalhes que se veem logo na entrada.

Hoje pertencente à rede InterContinental de Hotéis e Resorts, ele alia modernidade ao mesmo tempo que preserva sua longa tradição. O hotel oferece um especial rooftop contemporâneo com bar e vista para a cidade, restaurante duas estrelas Michelin do chef Gordon Ramsay que presta homenagem à cozinha francesa e spa da marca Guerlain.

São 130 quartos ao todo, com uma variedade de categorias, tamanhos e vistas. Mas uma coisa todos têm em comum: são confortáveis e decorados com toda a pompa que rege o hotel. É uma experiência para ficar na memória.

Endereço: Place de la Comédie, 33000 Bordeaux

Yndo Hotel

daniela hotel yndo bordeaux
Daniela Filomeno em uma das salas comuns do Yndo, hotel boutique com design, móveis e obras de arte arrojadas/Foto: CNN Viagem & Gastronomia

Diferente do Le Grand Hotel, que fica no coração da cidade, o Yndo é um hotel boutique que fica um pouco afastado do centro, a cerca de sete minutos. Parece pouco, mas o cenário já é diferente e temos o benefício do silêncio. É ideal para quem quer aliar um ritmo mais lento longe do agito junto a uma estadia sofisticada.

O Yndo ocupa uma residência privada, uma mansão num pequeno château numa rua que transmite tranquilidade. Posso descrevê-lo como um refúgio refinado que combina um estilo contemporâneo bem arrojado, com obras de arte e móveis ousados, com os detalhes nítidos do século 19.

São apenas 12 quartos, todos diferentes entre si, divididos em cinco estilos. Fiquei em um dos chamados “Crazy Rooms”, em que todos os cantos e paredes parecem estar repletos de obras de arte contemporâneas. A vista para a cidade da janela e os pássaros cantando logo pela manhã são pontos altos na experiência.

O exuberante pátio interno é o local ideal para saborear o café da manhã ou se abastecer com um aperitivo. Bicicletas para explorar a cidade – modo muito eficiente de se conhecer Bordeaux – e o serviço de catering estão disponíveis para os hóspedes.

Endereço: 108 Rue Abbé de l’Épée, 33000 Bordeaux, França

Villa Reale

bordeaux villa reale
Visão da Place du Parlament, de inspiração italiana no centro de Bordeaux, onde fica o Villa Reale/Foto: Wikimedia Commons

Falando em privacidade, luxo e conforto máximos, o Villa Reale é mais uma das certeiras escolhas em Bordeaux. Hotel exclusivo com vista para a Place du Parlament, praça em estilo italiano perto da Place de la Bourse, ocupa um casarão construído no século 18 e oferece apenas três apartamentos suntuosos.

Por isso, é como uma mistura de hotel-boutique com uma casa que recebe convidados. Com design contemporâneo que faz referências ao século 19, a decoração dos quartos brincam com as maravilhas naturais da região e possuem lareiras com bordas de mármore esculpido. Grandes janelões com vistas para a cidade são muito bem-vindas tanto durante o dia quanto à noite.

Como verdadeiros apartamentos, todos possuem cozinhas totalmente equipadas, além de uma seleção de vinhos e champanhe e uma cesta de café da manhã. À nossa disposição fica uma mini sauna e um concierge, que auxilia nas degustações de vinho e passeios.

Endereço: 9 Pl. du Parlement, 33000 Bordeaux, França

Hôtel De Sèze

hotel de seze bordeaux
Bar e saguão do Hôtel de Sèze, que fica bem próximo aos principais pontos das cidade /Foto: Reprodução/Instagram

O Hôtel de Sèze fica numa das ruas mais tradicionais de Bordeaux, a Allées de Tourny, a alguns passos da Place des Quinconces e a cerca de cinco minutos a pé do Grande Teatro.

Com 4 estrelas, a construção do século 18 tem em seu interior cômodos sofisticados e modernos – no saguão, alguns móveis antigos são mesclados a lâmpadas e sofás de design.

Seus 55 quartos, sendo três suítes, são acolhedores – os andares mais altos possuem vista privilegiada para a cidade. Eles são divididos em quatro categorias e apresentam oito combinações diferentes de decoração, inspiradas no passado extravagante da cidade.

O local ainda possui o restaurante Comptoir de Sèze, que segue o conceito de bistronomia (bistrô refinado com preços mais acessíveis), bar, salões (como o de charutos) e spa com hidromassagem externa, banho turco e sauna. À disposição dos hóspedes está um campo de golfe privativo, cujo traslado é gratuito.

Endereço: 23 All. de Tourny, 33000 Bordeaux, França


Mais Recentes da CNN