por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde comer em Bordeaux: uma seleção de restaurantes por Daniela Filomeno

Carnes suculentas, batatas fritas crocantes, sobremesas tradicionais, e, claro, muito vinho. Confira os melhores endereços para comer bem e degustar boas bebidas na "pequena Paris"

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Bordeaux, França

Ouvir notícia

Bordeaux, o primeiro destino internacional da CNN Viagem & Gastronomia, não é apenas um ponto de passagem para seus vinhedos renomados. Cidade histórica baseada em uma rica arquitetura clássica, em suas ruas, praças e boulevards moram descontraídas – e deliciosas – brasseries.

Quer o básico da gastronomia francesa? Aposte em carnes suculentas acompanhadas de batatas fritas crocantes, fáceis de se encontrar em Bordeaux. Deseja algo mais refinado? A cidade está cheia de bistrôs que oferecem ostras, caviar, foie gras e outras tantas iguarias.

Assim como seus hotéis, aqui há brasseries, bistrôs e cafés que unem como, em nenhum outro lugar, o serviço impecável com uma muita descontração, atendendo com qualidade tanto os próprios franceses quanto nós, visitantes da “pequena Paris”.

Por falar em iguarias, estar em Bordeaux é sinônimo de experimentar o canelé em cada esquina. Tradicional doce da cidade e um de seus tesouros mais bem preservados, é feito a partir de uma pequena massa aromatizada com rum e baunilha, com um centro de creme macio e uma crosta caramelizada espessa e escura. Tem a forma de um pequeno cilindro – é imperdível e muito apetitoso.

E como falar de Bordeaux sem falar de seus vinhos? Impossível! As refeições principais são regadas com as marcas produzidas na região e que estão entre as melhores do mundo. Afinal, estar em Bordeaux é estar na capital mundial da bebida.

Seja no centro agitado ou em ruas mais afastadas do burburinho turístico, conheça alguns dos melhores endereços para se comer bem dentro da cidade de Bordeaux:

Brasserie Le Noailles

le noailles bordeaux
Exterior do Le Noailles, próximo à Place de Quinconces, que serve um delicioso confit de pato e batatas fritas/Reprodução/Facebook

É uma brasserie que fica bem no coração de Bordeaux, na Allées de Tourny, histórica rua muito próxima da enorme praça Place des Quinconces e a poucos minutos a pé do Grande Teatro. O interessante que pude notar é que o Le Noailles é um bistrô verdadeiramente frequentado por franceses.

Ele pode ser descrito como clássico: com ótima localização, serve a população local com boa comida, possui espelhos, murais, bancos de veludo vermelho e garçons em coletes pretos e aventais brancos, chegando a lembrar algumas brasseries de Paris.

A dica é pedir confit de pato e, já que estamos na França, batatas fritas. Para mim, são as melhores de Bordeaux.

Endereço: 12 All. de Tourny, 33000 Bordeaux, França

Le 1925

le 1925 bordeaux
Salão do Le 1925, que tem inspiração nos anos 1920 com toques de sofisticação e modernidade/ Reprodução/Site

A poucos metros do Le Noailles fica o Le 1925, na Place des Quinconces, que, como o nome anuncia, possui uma atmosfera que remete aos anos 1920 e às famosas brasseries parisienses.

É um bistrô delicioso, cheio de franceses e, por mais que lembre tempos antigos, tem uma sofisticação moderna. Não deixe de experimentar o steak tartare da casa, que recomendo de olhos fechados, e que possui duas versões: a clássica e a italiana, ambas acompanhadas de batatas fritas.

Para sobremesa, minha sugestão é o crepe suzette da casa, sobremesa tradicional francesa que aqui é flambada com licor Grand Marnier.

Endereço: 4 Pl. des Quinconces, 33000 Bordeaux, França

L’Estacade Restaurant

O L’Estacade é uma grande casa construída sobre palafitas às margens do rio Garonne. Por isso, sua paisagem é deslumbrante, com visão para a parte esquerda do rio e com vista direta para a Place de la Bourse e para as águas.

Vidros e madeiras compõem a decoração do restaurante, em que mesas mais informais ficam na varanda externa. O menu mistura sabores e toques tanto do Mediterrâneo quanto do Atlântico.

Entre as entradas destacam-se as ostras “avelãs” da Baía de Arcachon, o caviar e o terrine de foie gras de pato. Peixes e carnes estão entre os pratos principais, assim como a já tradicional seleção de queijos ao final da refeição.

Endereço: Quai des Queyries, 33100 Bordeaux, França

Le Café Français Bistrot et Brasserie

O Café Français tem uma supervantagem a seu favor: ele fica exatamente em frente a um dos pontos turísticos imperdíveis de Bordeaux, a Catedral Saint-André. A catedral tem séculos de história, já foi palco de casamentos reais e possui torres que atingem até 80 metros de altura.

Tudo isso a apenas alguns passos das mesas externas do restaurante, que são ideais para sentarmos e apreciarmos com calma um café ou uma taça de vinho – como eu mesma fiz. O salão interior é repleto de mesas com cadeiras de tecido vermelho, bem aos moldes das brasseries tradicionais, com espelhos e lustres.

Endereço: 5 Pl. Pey Berland, 33000 Bordeaux, França

La Brasserie Bordelaise

la brasserie bordalaise bordeaux
Mesas na calçada do La Brasserie Bordelaise, que serve uma bochecha de boi caprichada/Foto: Reprodução/Instagram

O La Brasserie Bordelaise é uma das brasseries mais conhecidas da cidade, sendo bem tradicional e movimentada. Diferente de outras brasseries, suas mesas são de madeira, os vinhos ficam em várias prateleiras pelo restaurante e algumas carnes ficam à mostra penduradas.

Como seu nome indica, da cozinha saem pratos clássicos da culinária francesa e da região. A sugestão é pedir uma bochecha de boi – muita gente torce o nariz ao falar seu nome, mas a verdade é que se parece com um boeuf bourguignon. É uma carne cozida lentamente a baixas temperaturas que desfia no prato. Prova disso é que nem precisei de faca para cortá-la, dá para fatiá-la até com a colher.

O ideal é finalizar com a seleção de queijos, supertradicional na França, e, se quiser adoçar ainda mais seu almoço ou jantar, escolher uma das nove sobremesas do cardápio.

Endereço: 50 Rue Saint-Rémi, 33000 Bordeaux, França

Au Bistrot Bordeaux Capucins

O Au Bistrot é um aconchegante restaurante um pouco afastado do burburinho turístico do centro de Bordeaux, situado na esquina da estreita Rue de Hamel. Sua fachada conta com toldos verdes e seu interior não é muito grande.

A atmosfera chega a ser íntima e, além das mesas, pode-se sentar no balcão do bar, de onde observa-se o vai e vem dos cozinheiros. O menu contém clássicos da culinária francesa, sem muitas complicações, a exemplo das sopas e carnes. Dica: em Bordeaux, é sempre bom deixar um espaço para a sobremesa.

Endereço: 61, place des Capucins, 51, rue du Hamel, 33800 Bordeaux, França

Chez Dupont

O Chez Dupont fica no Chartrons, bairro que tem influência tanto burguesa como boêmia, sendo charmoso e arborizado. Na emblemática Rue Notre Dame fica o Chez Dupont, restaurante agradável e íntimo com produtos frescos e com um menu que muda todos os dias.

Do cardápio, destaco como entrada os embutidos, como o Iberico de Bellota, presunto curado jamon e lombo de longa maturação, assim como o foie gras de pato em terrine semicozido a baixa temperatura.

Aproveite também o entrecôte com batatas fritas – um dos melhores que provei, muito bem servido. A dica é comer nas mesas no terraço ao ar livre para aproveitar a vida no bairro.

Endereço: 45 Rue Notre Dame, 33000 Bordeaux, França


Mais Recentes da CNN