por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Capital de Ruanda, na África, oferece gastronomia moderna com ingredientes locais

Comidas típicas e técnicas inovadoras são alguns dos pontos altos dos restaurantes de Kigali, que possui também simpáticos cafés e bares que satisfazem moradores e turistas

Pratos tradicionais de Ruanda e da África podem ser experimentados no descontraído Repub Lounge
Pratos tradicionais de Ruanda e da África podem ser experimentados no descontraído Repub Lounge Daniela Filomeno

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Ruanda

Ouvir notícia

Mesmo um dos menores países de todo o continente africano, Ruanda possui sabores e aromas inigualáveis. Cultivados majoritariamente num modelo de agricultura de subsistência, os alimentos básicos que compõem a dieta ruandesa incluem bananas-da-terra, feijão, mandioca e leguminosas.

E é nas ruas e nos restaurantes da capital Kigali que estes e outros alimentos são transformados em deliciosos pratos típicos. Degustando as iguarias locais podemos conhecer ainda mais a cultura e a história de Ruanda, bem como o cotidiano de seu povo.

Organizada, limpa e com mais de um milhão de habitantes, Kigali nos oferece bons restaurantes e bares, principalmente entre os bairros de Kacyiru e Kiyovu. São cozinhas que, muitas vezes, misturam ingredientes locais com técnicas de toques modernos.

Há desde restaurante-escola de alta gastronomia, como o Nyurah, um café descolado comandado por jovens que almejam mudar os rumos do país, como o Kivu Noir Cafe, até restaurantes em hotéis de luxo e outros que possuem vistas privilegiadas para a cidade.

Além de safáris emocionantes que beneficiam a comunidade local e de conhecer o passado recente do país, reserve um tempo para conhecer estas casas em Kigali e se surpreenda com os sabores de Ruanda:

Nyurah Restaurant

 

Imperdível na capital, o restaurante de alta gastronomia foi criado para ser um espaço onde jovens aprendizes e estudantes colocam a teoria em prática. Da organizada cozinha saem pratos que primam por ingredientes locais com uso de técnicas francesas.

A dica é pedir vários pratos para dividir e, assim, experimentar um pouco de todos os sabores. Há entradinhas com lula, sopas, saladas frescas, tilápia, contrafilé e sobremesas como sorvete de batata doce.

A salada de vegetais frescos é uma boa pedida, com alcachofras orgânicas, cama de purê de ervilha verde e uma porção de ricota caseira, assim como a tilápia grelhada com pétalas de tomate seco e molho de creme de salsa, acompanhada de banana-da-terra e legumes cai bem como prato principal.

Situado dentro de um prédio moderno no bairro de Kiyovu, o interior do Nyurah é todo descoladinho e moderno, onde a decoração toda “made in Ruanda” possui artefatos de inspiração africana.

Endereço: Alliance Towers (Prédio BPR), Mezanino – KN 67 St, Kigali, Ruanda

Heaven Restaurant

Construído em 2008, o Heaven Ruanda funciona como um centro de hospitalidade na capital Kigali, que reúne hotel boutique, restaurantes e uma empresa de turismo – mais de mil ruandeses já foram treinados nas dependências da propriedade.

Uma das experiências gastronômicas é o Heaven Restaurant, construído para ser o primeiro restaurante de treinamento em hospitalidade em Kigali. A casa possui um terraço ao ar livre com vistas privilegiadas da capital e serve pratos da cozinha africana moderna.

Entre as pedidas, ensopados tradicionais, peixes e carnes vermelhas se destacam. A sardinha local marinada em capim-limão e gengibre e frito com molho de tamarindo e cidra destaca-se entre as entradas, assim como o ensopado Agatogo, que leva banana-da-terra cozida lentamente, ervilhas verdes, batatas, pimentões mistos, amendoim e espinafre local.

Endereço: 7 KN 29 St, Kigali, Ruanda

Kivu Noir Café

 

Cafés e chás são bastante consumidos em Ruanda, e o Kivu Noir Cafe adiciona uma camada de frescor e despojamento ao servir cafés em um ambiente agradável e moderno. Cheio de gente jovem num espaço com clima agradável, a loja serve e vende os cafés da marca, que utiliza grãos frescos do café arábica ruandês das margens vulcânicas do Lago Kivu.

No cardápio, nomes já conhecidos: cappuccino, caramelo macchiato, cold brew, prensa francesa, chá matcha, chai latte, e por aí vai. Entre os doces para acompanhar as bebidas, há bolos e tortas, como de chocolate, banana, abacaxi e de laranja.

Logo abaixo do café há também uma loja de roupas com cortes típicos ruandeses numa pegada mais moderna. Fundada por Moses Turahirwa, parte da nova geração da cena criativa e artística da África, a marca Moshions existe desde 2015 e reimagina a herança visual eclética do continente. Vale conferir!

Endereço: 43 KN 16 Ave, Kigali, Ruanda

Chez Lando

O Chez Lando é na verdade um hotel no subúrbio do bairro de Remera, a cerca de cinco minutos do Aeroporto Internacional de Kigali, e rodeado de jardins. Com 82 quartos, ele oferece também aos não-hóspedes duas opções gastronômicas: o Chez Lando Grill ou o restaurante francês La Fringale.

Como o nome sugere, o primeiro é focado em alimentos na grelha e especialidades ruandesas, como espetinhos de cabra, tilápia recheada com ervas e frango grelhado, servidos em bangalôs ou no pátio ao ar livre.

Já o La Fringale oferece refeições mais formais para casais ou grupos de negócios, com um cardápio com bifes, frangos com molhos tradicionais, pizzas, pratos vegetarianos e até sanduíches. A carta de vinhos possui uma seleção de vinhos sul-africanos e franceses.

Endereço: KG 201st , Airport Road, Remera, Kigali, Rwanda

Repub Lounge

Sambaza do Repub Lounge, prato tradicional de Ruanda que é feito de sardinhas fritas para serem comidas com molho/Foto: Daniela Filomeno

Bom ponto para para experimentar vários pratos típicos de Ruanda e da África, o Repub Lounge é badaladinho e fica numa parte mais central da capital, no bairro de Kimihurura. Despojado, com uma decoração mais rústica, é ideal para um jantar agradável.

Pratos típicos com banana doce, arroz com gengibre, peixes e carnes são servidos em porções generosas, assim como o Sambaza, sardinhas da região do Lago Kivu fritas consumidas com um molho. Um terraço com mesas e vista para a capital é um dos melhores pontos da casa.

Endereço: 16 KG 674 St, Kigali, Ruanda

Pili Pili Bistro Lounge

O Pili Pili, cujo nome é inspirado numa pimenta local, é uma mistura de bistrô e bar que fica em um terreno elevado – o que garante bonitas vistas de Kigali. Popular na cidade, no local há mesas e cadeiras espalhadas por uma ampla área aberta ao lado de uma piscina. O bar e o restaurante ficam no primeiro andar, onde há uma televisão geralmente sintonizada em canais de esportes ao vivo.

É um local indicado para passar uma tarde agradável no pôr do sol e esperar o agito da noite. Coquetéis, cervejas geladas, lanches e pratos são servidos por aqui – incluindo camarões com arroz de coco, atum e carnes junto de mojitos e gin tônica. Aqui também funciona o Pili Pili Boutique Hotel, com poucos quartos e que também usufrui das lindas vistas para Kigali.

Endereço: KG 303 St, Kigali, Ruanda

Haute Baso Cafe

Na esteira dos cafézinhos em Kigali, o Haute Baso Cafe também é uma boa pedida. A loja faz parte da marca de mesmo nome que foca em estilo de vida em Ruanda, marcando presença na moda e na decoração de interiores do país. A Haute Baso adota uma postura positiva com a moda, já que a enxerga como um veículo de empoderamento de mulheres e jovens em Ruanda.

No mesmo endereço da loja principal com roupas e objetos há a cafeteria, que serve cafés, chás e comidinhas confortáveis. Há desde chai latte, chocolate quente, cinnamon roll, croissants, cupcakes até saladas e bebidas geladas refrescantes.

Endereço: 18 KG 383 St, Kigali, Ruanda


Mais Recentes da CNN