A última sensação em Tóquio: banheiros públicos transparentes

Projeto busca renovar a ideia de toaletes públicos criando projetos ousados na região de Shibuya

Maggie Hiufu Wong e Kaori Enjoji

da CNN

Um dos distritos mais populares de Tóquio adicionou recentemente uma atração diferente à paisagem: banheiros públicos transparentes pelas ruas da cidade.

Projetado pelo escritório de arquitetos Shigeru Ban, os dois novos toaletes translúcidos foram instalados em Shibuya, uma cidade com grande movimento no centro, famosa pelas faixas de pedestre lotadas.

Apesar dos banheiros parecerem uma ideia arriscada, eles na verdade são parte de um projeto de inovação que busca mudar a percepção das pessoas sobre os banheiros públicos.

Os designs foram instalados em dois parques da cidade: o Mini Parque Fukamachi Yoyogi e o Parque Comunitário Haru-no-Ogawa.

“Há duas coisas com que nos preocupamos ao entrar em um banheiro público, principalmente aqueles localizados em parques”, diz uma nota no site oficial do projeto, Tokyotoilet.jp.

“A primeira é a limpeza e a segunda é se tem alguém lá dentro.”

O projeto dos arquitetos do Shigeru Ban lida com esses dois problemas oferecendo um banheiro com paredes de vidro que, a princípio, permite que o público o observe pelo lado de fora. Mas uma vez que o usuário entra em uma cabine e tranca a porta, as paredes tornam-se opacas, tornando o lavabo privativo.

“Isso permite que os usuários chequem a limpeza e se há alguém usando o banheiro antes de entrar”, diz a nota. “À noite, o local ilumina o parque como uma bela lanterna”.

Banheiros transparentes em parques de Tóquio
Banheiros transparentes são instalados na região de Shibuya, em Tóquio
Foto: Satoshi Nagare/Fundação Nipônica

Como é usá-lo?

Durante uma visita da CNN viagens ao Parque Comunitário Haru-no-Ogawa nesta semana, alguns visitantes tiraram fotos da nova atração.

O ambiente é surpreendentemente limpo, uma mistura de branco reluzente e itens cromados.

Parte da adrenalina é que, uma vez dentro do banheiro, você não consegue saber se o vidro está embaçado ou não. As paredes entre os compartimentos têm espelhos, o que causa ainda mais estranhamento com a quantidade de exposição.

Isso significa que é extremamente importante lembrar de trancar a porta.

Durante nossa visita, uma pessoa esqueceu-se de trancá-la, causando risos em quem estava do lado de fora.

Em ambas as estruturas nos parques há um banheiro feminino, um masculino e um multi-uso.

Outros projetos

Esses dois toaletes transparentes são parte da série lançada recentemente Tokyo Toilet Project (Projeto dos banheiros de Tóquio, em tradução livre), que propõe reinvenções de banheiros públicos na cdidade japonesa.

Criado pela Fundação Nipônica, uma instituição de caridade privada, sem fins lucrativos e focada em inovação social, o Tokyo Toilet Project fez parcerias com alguns dos maiores nomes da arquitetura e das indústrias criativas, incluindo Tadao Ando e Toyo Ito para criar 17 novos banheiros em Shibuya.

A fundação vai trabalhar com o governo da região de Shibuya e a Associação de Turismo de Shibuya para manter esses novos lavabos.

“O uso de banheiros públicos no Japão é limitado por conta dos estereótipos de que são escuros, sujos, mal-cheirosos e assustadores. Para desfazer esses enganos sobre eles, a Fundação Nipônica decidiu reformar 17 toaletes em Shibuya, Tóquio, em cooperação com o governo da região de Shibuya”, afirma a Fundação em nota à imprensa.

“Esses lavabos públicos estão sendo projetados por 16 criadores principais, que usarão design inteligente para torná-los acessíveis a todos, independentemente da idade, gênero ou incapacidade, para demonstrar todas as possibilidades de uma sociedade inclusiva.”

Cinco instalações foram abertas ao público até agora, incluindo os dois banheiros transparentes.

Os outros três projetos incluem um “Kawaya Moderno (cabana em rio)” feito pelo premiado Masamichi Katayama e seu estúdio de design Wonderwall Inc.

O desenho inclui 15 paredes de concreto posicionadas aleatoriamente, inspiradas na estrutura tradicional de banheiros de cabanas à beira de rios.

Banheiro inspirado em cabanas à beira de rios japoneses
Toalete inspirados em cabanas à beira de rios no Japão
Foto: Satoshi Nagare/Fundação Nipônica

Fumihiko Maki, arquiteto vencedor de um Prêmio Pritzker, criou um “Toalete Lula”, localizado em um parque infantil conhecido como “Parque do Polvo”.

O designer Nao Tamura criou um banheiro inspirado em Origamis, que busca aumentar a consciência sobre a comunidade LGBTQ+.

Doze novos lavabos públicos devem aparecer entre 31 de agosto e o verão do hemisfério norte de 2021.

Todas as estruturas serão construídas pelo grupo de construções Daiwa, a maior construtora de casas do Japão, com o equipamento e o layout dos banheiros fornecidos pela manufatura de cerâmicas para banheiros TOTO Ltd.

(Texto traduzido do inglês, clique aqui para ler o original)