Onde os chefs comem? Com Eduardo de Castro, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Nascido em Alfândega da Fé, Portugal, o chef Eduardo de Castro, apesar de crescer em torno do mundo da gastronomia, não seguiu a carreira logo de início. Primeiro se formou em jornalismo, e um dia, quando teve a oportunidade de conhecer a cozinha de um hotel (durante uma pós-graduação em marketing de hotelaria), percebeu que seu amor pelas panelas era maior que pela escrita. Largou tudo, voltou para a faculdade e se formou, por fim, em gastronomia. Trabalhou em diversos hotéis tanto em Portugal como na Suíça, mas foi no Brasil que abriu seu primeiro projeto solo, na cidade de São José do Rio Preto (SP), o restaurante Douro Preto, que funcionou de 2012 até 2014.

Depois disso, foi consultor de restaurantes como Bacalhoeiro (SP), Zangari (SP) e Tasca Portuguesa, em Aracaju. “Após essas experiências, senti uma necessidade de aprender mais sobre peixes da costa brasileira. Foi quando fui para Angra dos Reis, aprendi a pescar, fui convidado para escrever um livro sobre gastronomia e, como eu precisava de uma cozinha para testar as receitas, acabei abrindo um pequeno bistrô, em 2016, na Praia Vermelha”, onde ficou até 2018.

Com peixes extremamente frescos e uma mistura de Brasil, Portugal e Espanha, a fórmula testada pelo chef português precisava ganhar novas praças. Por insistência de seus clientes, ele trouxe para São Paulo – no Portal do Morumbi – o seu Casa do Chef, restaurante que abriu as portas em junho de 2018 e que tem como principal premissa os frutos e peixes de primeira linha, sem congelamento prévio; atrelado a receitas de inspiração ibérica e lusitanas.

Leia mais:
Um convite para conhecer três vinhos paulistas por Daniela Filomeno
Guia do Hamburguer compartilha seus deliveries prediletos em São Paulo
Tendência pós-pandemia no setor gastronômico por Fred Sabbag

Confira os locais que o profissional mais frequenta na capital (a maioria entrega em casa) quando não está no comando de sua cozinha:

Pizza Palermo da Pizzaria Camelo, que leva presunto picado, champignon e azeitonas pretas com queijo parmesão (Foto: reprodução/Instagram)

Pizzaria Camelo

Gosto muito de privilegiar o bairro do Morumbi e sua gastronomia. A Pizzaria Camelo é um lugar tranquilo e faz as pizzas com recheios que me agradam muito e a massa no ponto, que pode ser branca, integral ou sem glúten.

Rua Marechal Hastinfilo de Moura, 73 – Morumbi. Delivery pelo Rappi e pelo telefone: (11) 3747-4450.

Sushi Den

Um pequeno restaurante bar no Morumbi, com uma comida tradicional oriental que me agrada bastante com peixes sempre frescos. Há desde pratos já tradicionais, como unidades de hot roll e baterá, até ovas de peixe voador e ouriço.

Rua Dr. Luiz Migliano, 1110 – Jardim Caboré. Delivery (até 7 km) pelo WhatsApp: (11) 95713-4942 e retirada na loja. 

Padaria Supreme

O café da manhã é rápido e tranquilo. Adoro os ovos mexidos com presunto e jamon ibérico, que chegam no ponto.

Rua Professor José Horácio Meirelles Teixeira, 893 – Vila Suzana. Delivery apenas pela região do Morumbi pelo WhatsApp ou telefone: (11) 3739-0056.

Jardineira Grill

Corte de picanha do Jardineira Grill (Foto: reprodução/Instagram)

Sempre que tenho vontade de comer carnes suculentas, o Jardineira é o lugar que escolho, na minha opinião são as melhores cernes de São Paulo. Do atendimento até a seleção de cortes, as carnes chegam no ponto que escolho.

Avenida dos Bandeirantes, 1001 – Vila Olímpia. Delivery pelo Rappi. 

Esch Café

Como sou um apaixonado por charutos [o restaurante do chef possui uma área para isso], adoro ficar na área externa da café fumando, comendo os aperitivos e tomando um bom vinho. É essa combinação que me encanta no Esch: boa carta de vinhos, área para charutos e petiscos sem pressa de ir embora.

Alameda Lorena, 1899 – Cerqueira César. Delivery pelo Rappi, WhatsApp: (11) 94557-5869 ou telefone: (11) 3062 2285 e retirada na loja.