Chefs brasileiros participam do San Francisco Street Food Festival, nos EUA

Considerado um dos mais interessantes festivais de comida de rua do mundo, o San Francisco Street Food Festival acontece na Califórnia e receberá chefs brasileiros para a décima edição

Acontece neste sábado, 12 de outubro, em São Francisco, na Califórnia, a décima edição do San Francisco Street Food Festival, considerado pelo The New York Times, um dos mais interessantes festivais de comida de rua do mundo. O intuito do evento é celebrar a gastronomia de rua e, para isso, recebe inúmeros chefs. Entre eles, uma delegação de brasileiros desembarca na cidade e participará do festival pela primeira vez. São eles: Fábio Benedetti, do restaurante Paellas Pepe, Fih Fernandes do Fôrno e Holy Burger, Marcelo Campos do Frank & Charles e do The Kitchen e Gabriel Mathias do Beco SP. Juntos, eles são os chefs convidados pelo La Cocina – organização que encabeça a produção do San Francisco Street Food Festival.

Os chefs Gabriel Mathias, Fábio Benedetti, Fih Fernandes e Marcelo Campos (Foto: divulgação)
Tostada de pastrami do chef Fih Fernandes (Foto: divulgação)

O La Cocina é uma incubadora de negócios gastronômicos, sem fins lucrativos que, desde 2005, se dedica a apoiar mulheres imigrantes de baixa renda a empreender em negócios de alimentação, desde sua concepção até o crescimento e expansão. O San Francisco Street Food Festival é uma grande celebração – e vitrine – para os pequenos empresários do segmento. No dia 12, das 11h30 às 20h, os chefs brasileiros estarão no line up do evento preparando pratos com ingredientes amazônicos: Fih Fernandes estará na ilha de “Tostadas”, assinando uma versão do clássico mexicano com pastrami, queijo e maionese de sriracha; Fábio Benedetti irá preparar, na ilha “Barbecue” o corte brasileiro de picanha com farofa de ovos e molho vinagrete; Gabriel Mathias recria em solo americano as famosas coxinhas cremosas de frango, do Beco SP, na ilha de “Fried Chicken”, e Marcelo Campos, na seção de “Night Market”, fará seu celebrado arroz Tailandês com leite de coco e camarões.

A delegação de chefs brasileiros, capitaneada pelo produtor gastronômico Maurício Schuartz (idealizador de projetos de rua em São Paulo como “Chefs na Rua”, Feirinha Gastronômica e Butantan Food Park) fará ainda eventos paralelos durante a temporada em São Francisco e, em seguida, parte para Los Angeles para trabalhos de pesquisas e trocas de experiências com chefs locais.