MAISON & OBJET, um laboratório de expressão em Paris

Há 25 anos, a feira MAISON & OBJET é o principal evento para profissionais que trabalham com a arte de viver bem: decoração, design, mobiliário, acessórios, têxteis, fragrâncias etc. Ali são reunidos todos os estilos criativos do designer, alinhando com as expectativas variadas dos mercados globais. A próxima edição acontece entre os dias 6 e 10 de setembro, no Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte, na França

Desta vez, o tema será “WORK!”, unindo todo o setor de design em uma área de mil metros quadrados. Os novos achados tem a curadoria de Chantal Hamaide, jornalista e fundadora da Intramuros (aclamada revista francesa de decoração), além da organização do arquiteto de interiores Philippe Boisselier.

Cerca de 2/3 dos arquitetos e estilistas que participam do evento já estão envolvidos em projetos de design de escritórios. Por isso, é fácil encontrar soluções de decoração para novos espaços multifuncionais – um potencial que é reforçado graças à presença de 85% das maiores empresas da França que, inspiradas pela tendência do co-working, derrubaram suas baias e se transformaram em lugares compartilhados de trabalho. 

Por último, um arquiteto apresentará uma experiência imersiva que mostra os novos locais de trabalho compartilhados ​​da atualidade – uma faceta do design residencial para dar mais personalidade a estas áreas, além de torná-las mais amigáveis, confortáveis ​​e criativas, ajudando as empresas a atrair e reter talentos.

Laura Gonzalez (Foto: divulgação)


A designer do ano

Em todas as edições, a MAISON & OBJET faz a eleição do designer do ano, com o objetivo de reconhecer e promover os talentos ao redor do mundo. Para setembro, a arquiteta Laura Gonzalez foi a escolhida. Conhecida por espalhar sua magia em Paris, há dois anos decidiu estender seu potencial além das fronteiras, estampando seu estilo clássico em restaurantes, bares, hotéis e lojas. 

Aos 37 anos, formada pela Paris Malaquais School of Architecture, Laura diz acreditar que os espaços precisam ter sua própria alma – e vem aplicando esse conceito em todos os projetos que liderou desde quando fundou seu escritório, em 2008. Entre suas obras mais icônicas estão as lojas da Louboutin em Barcelona e Amsterdã, além das megastores da Cartier em Estocolmo, Zurique e Londres. Entre as reformas mais marcantes estão do Hotel Christine e da Brasserie La Lorraine, ambas na capital francesa. 

Durante a feira, na entrada do Hall 7, os visitantes encontrarão o Café Signature, projetado por Laura Gonzalez especialmente para o evento. Será possível conhecer de perto o trabalho dela, inclusive o de confecção de móveis, enquanto degusta algumas delícias preparadas pelo renomado chef confeiteiro Pierre Hermé.

Paris do alto: rooftops invadem a capital francesa