Condado de Sonoma, na Califórnia, reduto para amantes de vinho

{Tips By Gelly} Napa Valley é destino de muitos brasileiros amantes de vinhos na Califórnia, mas o Condado de Sonoma, que fica mais a oeste, também é repleto de vinícolas e boa opção de roteiro alternativo para quem já conhece a famosa região

Localizado bem ao norte da baia de São Francisco, em uma área que vai do oceano Pacífico até as Montanhas Mayacamas, o Condado de Sonoma é o maior produtor de vinhos do norte da Califórnia. Ele possui 18 Áreas Viticultura Americanas (AVAs) e suas principais regiões são os vales Alexander, Sonoma e Dry Creek.

Veja também: onde comer e o que visitar em Napa Valley, na Califórnia

Ao todo são mais de 400 vinícolas com diferentes perfis, que vão desde as menores e familiares até as que produzem em grandes quantidades e exportam para o mundo todo. Quase todas são abertas a visitação e possuem algumas opções de degustações – que custam em média U$20.

Uma das mais famosas da região é a Coppola, do cineasta Francis Ford Coppola. Mesmo produzindo vinhos em grande escala, que são vendidos em grandes varejistas, vale uma visita, pois agrada até mesmo quem não tem o hábito de beber vinho. A vinícola é praticamente um resort e além das áreas de degustação conta com restaurantes, uma badalada piscina aberta ao público mediante uma taxa de day use, uma espécie de museu que reúne ítens usados em diversos filmes do diretor e uma loja com merchandise da vinícola e vinhos, é claro.

Escolher quais vinícolas visitar é uma tarefa bem difícil, principalmente se você não conhecer muito sobre os vinhos californianos. Uma dica é acessar o site www.sonomamag.com, que conta com uma lista completa de todas as vinícolas da região e uma ótima ferramenta onde é possível filtrar a busca pela localização, tipos de vinhos, tipos de visitas oferecidas e a estrutura da vinícola, além de sugerir várias opções de roteiros. Assim, fica mais fácil e montar a sua rota por essa linda região.

Fotos: @tipsbygelly 

__________________________________________________________________________________________________________________

Formada em Negócios da Moda, Angélica Salustiano teve até sua própria marca de roupas fitness, mas descobriu sua vocação  para a gastronomia nas redes sociais; alimentando o @tipsbygelly. Agora, também criou o @tripsbygelly, onde compartilha suas viagens pelo mundo.

Atualmente, mora em San Diego, na Califórnia – Estados Unidos, e nos contará suas descobertas pelo país.