Mallorca, na Espanha: um guia básico das suas incríveis praias

Segunda maior ilha da Espanha, Mallorca é um reduto ainda pouco conhecido de praias encantadoras e paisagens paradisíacas

Quando se fala em ilha espanhola com belas praias, o primeiro lugar que vem à nossa cabeça é Ibiza, correto? Pois está na hora de abrir os horizontes. Mallorca, que fica há pouco mais de 100 quilômetros de Ibiza, é um excelente destino para quem curte mar e sol. Sem grandes agitos, o lugar é ideal para quem quer descansar e pegar um bronzeado. Abaixo, uma lista de praias de Mallorca para agradar a todos os gostos.

Cala Varques

Cala Varques (Foto: Ricky Hiraoka)

São necessários quarenta minutos de trilha para chegar até Cala Varques, mas o esforço vale a pena. Cala Varques é de tirar o fôlego de tão bonita. Cercada por formações rochosas, a praia apresenta um mar com diferentes tons de azuis. Nem o melhor dos filtros do Instagram poderia criar uma imagem tão perfeita. Por ser bem distante, a visita a Cala Varques exige planejamento, pois não há restaurantes por perto. Se for passar o dia, prepare-se e leve comida e bebida.

Top 5: restaurantes em Ibiza

Es Trenc

Es Trenc

Tranquila e com uma faixa de areia extensa, Es Trenc parece uma piscina de água transparente. Costuma lotar na alta temporada, mas mesmo assim é um bom lugar para quem quer relaxar e tomar sol. É ideal para levar a criançada – já que as águas são rasas e quase não há ondas.

O descolado Ten Com Ten, em Madri

Formentor

Formentor (Foto: Ricky Hiraoka)

A beleza de Formentor começa no caminho para a praia. Para chegar até Formentor é preciso pegar uma estrada íngreme em que se pode ver diferentes pontos do litoral de Mallorca e acidentes geográficos que parecem esculturas. Com águas azul turquesa, a grande vantagem de Formentor são as árvores à beira-mar que proporcionam sombra aos banhistas que querem fugir do sol. O local é ideal para passar o dia, já que nos arredores há estacionamentos, banheiros e lanchonetes.

Onde Comer em Barcelona

Cala Gran

Cala Gran (Foto: Ricky Hiraoka)

Localizada na região de Cala D’Or, essa praia é perfeita para quem vai curtir uma viagem em família. O mar parece uma piscina e o entorno oferece infraestrutura com restaurantes e hotéis, além de lojinhas super fofas.

Um roteiro imperdível por Mykonos, na Grécia

Deià

Cala Deia (Foto: Ricky Hiraoka)

Encravada na Serra de Tramuntana, patrimônio da humanidade pela UNESCO, uma formação montanhosa que chega a atingir 1400 metros de altitude, Cala Deià é uma praia estreita e pedregosa cujo acesso exige uma caminhada de pouco mais de 30 minutos (é possível chegar de carro, mas nem sempre a estrada está aberta para veículos e são poucos os locais para estacionar). Servida de bons restaurantes, Cala Deià é um refúgio silencioso de águas cristalinas.

Guia de praias de Ilhabela: onde tomar sol, descansar e praticar esportes

Punta Des Grells

Punta Des Grells (Foto: Ricky Hiraoka)

Cheia de pedras, essa praia é bem vazia e point de naturistas. Água geladíssima que aplaca o calor do verão europeu.

Como chegar

Há voos diretos para Mallorca saindo de Barcelona e Lisboa.

Onde ficar

A decisão de qual cidade escolher como base da visita a Mallorca depende muito do objetivo da viagem. Para quem não abre mão de estar perto de um grande centro urbano, o recomendável é ficar em Palma, que é repleta de restaurantes, lojas e bares. Se você busca apenas curtir o litoral, uma boa pedida é ficar em Cala D’or ou Santaniy, que estão próximas a belas praias.

Como se locomover

O ideal é alugar um carro para circular pela ilha. Existem ônibus que ligam as diferentes partes, mas os horários são restritos. Se você for utilizar apenas ônibus para andar por Mallorca, o melhor é se hospedar em Palma, pois é de lá que todas as linhas saem.