Indonésia: oito restaurantes preferidos da chef Morena Leite, em Bali

Chef Morena Leite

Chef consagrada no Brasil, à frente do restaurante Capim Santo, Morena Leite tirou um ano sabático com a filha Manu para se aprofundar na gastronomia asiática.

Ano passado foi um ano próspero para ela: depois de passar pelo Café de l’Homme, em Paris, partiu para a Indonésia, onde foi estudar a gastronomia local. Ela palestrou em um Congresso de Gastronomia, em Mônaco, ainda comandou aulas no Le Cordon Bleu de Beirute, no Líbano, e em Londres, no Reino Unido. Abaixo, ela compartilha seus hotspots de Bali!

– UBUD
Locavore (o melhor restaurante da Indonésia em 2017)

A cozinha do Locavore elabora receitas com ingredientes das montanhas de Ubud. Todo o conceito é sobre cozinha local, desde os ingredientes (como as ostras da ilha Sumbawa), até os talheres, pratos e copos dos drinks, que vêm de fornecedores próximos. Das mãos dos chefs Ray Adriansyah e Eelke Plasmeijer saem dois cardápios: ‘locavore’ ou o vegetariano, com opção só herbal. Cada um tem de cinco a sete cursos, com influências das cozinhas europeia e indonésia. Os pratos incluem o peixe cavalinha frito, originário de Jimbaran (sul de Bali), servido em massa azeda em conserva, combinado com um coquetel de tomate fresco, folhas de manjericão, xarope de jaca e aguardente de maçã caseira.

A vista da cozinha do restaurante Locavore, em Bali (Foto: Reprodução/Instagram @restaurantlocavore)

Jl. Dewisita No.10, Banjar Padang, Tegal, Kabupaten Gianyar / Tel.: +62 361 977733

Mandapa, uma reserva Ritz-Carlton
A beleza natural de Ubud faz parte do cenário de todos os restaurantes desta reserva. A culinária refinada pode ser sentida no romântico Kubu, onde os hóspedes podem experimentar a cozinha local em harmonia com pratos internacionais. A colheita de arroz e as cabanas de bambu são o charme do restaurante, cujos pratos têm aspirações mediterrâneas e europeias, preparados com ingredientes locais. Experimente o menu degustação de seis a oito cursos em um restaurante bem no curso do rio Ayung, fluindo ao lado dos casulos privativos, com ar romântico.

Charme está nas cabanas de bambu, do restaurante Kubu, no Mandapa (Foto: Divulgação)

Jl. Raya Kedewatan No.Banjar, Kedewatan, Ubud, Kabupaten Gianyar / Tel.: +62 361 4792777

Mozaic
Mozaic é um premiado restaurante com um jardim encantador, na parte mais tranquila de Ubud, em Jalan Raya Sanggingan. O ambiente exuberante e romântico, ao mesmo tempo, é um lugar acolhedor. O restaurante já figurou na lista dos 100 melhores do Mundo, segundo o Guia San Pellegrino. As criações do chef Chris Salans misturam técnicas francesas com sabores quentes e exóticos da Indonésia, incorporando ingredientes locais e exóticos. O menu degustação inclui o atum no estilo tataki e lagosta-azul de água doce, da região de Sulawesi. Entre as sobremesas, sorbet de mangostão e lichia com praliné de macadâmia e um mousse de chocolate de avelã Valrhona, servido com geleia de pimenta verde, sorvete de kemangi (um manjericão local) e salada de frutas de cobra (salacca).

Restaurante tem um menu inventivo e oferece experiências privadas para até 36 convidados (Foto: Reprodução/Site)

Jl. Raya Sanggingan, Kedewatan, Ubud, Kabupaten Gianyar / Tel.: +62 361 975768

Sage
Sage é um restaurante pequenininho, vegano (sim, sem ovos), na periferia da cidade. Com decoração simples, tem um ar relax e janelões, por onde entra muita luz. Antes de entrar, é preciso tirar os sapatos, no estilo balinês! Os talheres vêm com nota aspiracional, assim como o cardápio: “pare de analisar, deixe de avaliar, para de reclamar. Sente e aguarde. Um novo mundo será descoberto”. Apesar de referências globais, não tem uma culinária típica na linha de frente. Eles se auto-intitulam como “cozinha vegana vibrante”. Totalmente livre de carnes, o restaurante tem o “facon” (o bacon de mentira, ou fake, como o nome sugere).

Nada melhor do que uma deliciosa salada (Foto: Reprodução/Facebook)

Jl. Nyuh Bulan No. 1, Banjar Nyuh Kuning, Ubud, Kabupaten Gianyar / Tel.: +62 361 976528

– CANGGU
The Slow
O restaurante é contemporâneo, com culinária focada em ingredientes locais e com o sotaque da ilha. A chef Shannon Moran montou um cardápio que muda sempre, com suas experiências pela Europa, América do Sul e Ásia; renovou clássicos, incluiu sabores arrojados e exóticos, com ênfase na sazonalidade, sustentabilidade e, claro, focado com alimentação saudável. De dia, funciona como um café. À tarde e à noite, tem refeições com menu que foca em carnes grelhadas em madeira e frutos do mar, verduras locais e grãos do campo. Os drinks inventivos são inspirados na mitologia e na história, criados pela bartender Maya Jaworska.

Culinária natureba é focada em ingredientes locais e com o sotaque da ilha (Foto: Reprodução/Site)

Jl. Pantai Batu Bolong No.97, Canggu, Kuta Utara, Kabupaten Badung / Tel.: +62 361 2099000

Ulekan
Dos curadores The Good Food Brotherrood, que têm no portfolio Milk & Madu e Watercress Cafe, esse restaurante é uma celebração à abundância da terra e dos mares. Inspirados pelo senso de família e comunidade, eles trabalham em conjunto com os agricultores, com uma abordagem bem local. O cardápio tem ingredientes orgânicos e aquilo que eles chamam de comércio justo, sem mensageiros. Com pratos bem tradicionais, o pensamento é o de fortalecer os laços com as comunidades agrícolas e promover uma espécie de fraternidade alimentar. No menu, há influência da colonização holandesa (experimente o Rijsttafel, por exemplo, que é uma refeição para ser compartilhada com diferentes pratos, separados em pequenas porções), além de uma variedade imensa de produtos com curry, ensopados, frituras e legumes salteados, escaldados e misturados à perfeição.

Rijsttafel refeição para ser compartilhada com diferentes pratos (Foto: Reprodução/Site)

34 Jl Tegel Sari, Pantai Berawa, Tibubeneng, Kuta Utara, Tibubeneng, Kuta Utara / Tel: +62 813-3921-1466

The Shady Shack
Dizem que o lugar é uma espécie de recanto para encontrar a paz. Escondido na Echo Beach, parece que você está a quilômetros e mais quilômetros de distância da civilização, mas na verdade está a uma quadra do movimentado Batu Bolong (continuação de Canggu Beach). Apesar do menu do café ser apenas vegano e vegetariano, não desanime se você ama carne. A visita vale só para apreciar a apresentação dos pratos, que parecem verdadeiras obras de arte. O colorido dos pratos vai te fazer encantar!

Eles têm comidas de arco-íris, tamanha infinidade de cores dos pratos (Foto: Reprodução/Facebook)

Jl. Tanah Barak No.57, Canggu, Kuta Utara, Kabupaten Badung / Tel: +62 819-1639-5087

– ULUAWATO (PADANG)

Dugong @ Suarga Padang Padang
O Restaurante Dugong convida os hóspedes a experimentarem a Indonésia através de seus pratos, inspirados pelo ambiente da região, com ingredientes cultivados localmente (num raio de 50km) e uma cozinha que aposta na tradição, apesar do cardápio moderno. Pratos de assinatura incluem o Coconut Salad, uma entrada refrescante, composta por brócolis, pepino e coco. Para quem quer experimentar um prato de inspiração asiática, não perca o Turbot Sul-Asiático, preparado no vapor com caldo de soja, complementado com daikon, aipo e flor de gengibre. Entre os clássicos, ainda tem o frango embrulhado em folha de bananeira (perfeito para um dia pós-praia). De sobremesa, o Chocolate Fondant é um dos carros-chefes da casa. O charme do restaurante está no seu telhado de bambu, acompanhado pela vista panorâmica do oceano, com uma fachada de penhasco de 220 metros e uma refrescante brisa marítima.

O charme do restaurante está no seu telhado de bambu, acompanhado pela vista panorâmica do oceano (Foto: Reprodução/Site)

JL. Pantai Labuan Sait, Br Dinas Labuan Sait, Pecatu, Kuta Sel., Kabupaten Badung / Tel.: +62 361 4725086


Fotos: Divulgação e reprodução do site e das redes sociais dos restaurantes.

 

Chef Morena Leite traz elementos asiáticos em novo menu do Capim Santo