Menos movimentadas, praias de nudismo favorecem distanciamento; veja quais são

Praias também devem garantir o distanciamento social, o uso de álcool em gel e de máscara para cobrir a boca e o nariz

Anna Gabriela Costa, colaboração para CNN Brasil

Praia do Pinho
Foto: Talissa Bernardes

Embora estejam submetidas às mesmas regras sanitárias de qualquer espaço público, as praias de nudismo,  voltadas para o naturismo, têm uma vantagem para quem se preocupa em manter o distanciamento social em meio à pandemia do novo coronavírus: como a prática não é tão difundida no Brasil, muitos balneários permanecem mais vazios — ao contrário do que tem sido visto em praias tradicionais nos finais de semana de calor.

“Nas praias naturistas não costuma haver aglomerações, por conta do número de adeptos não ser tão grande como uma praia de Copacabana ou Ipanema, por exemplo. Então o afastamento social normalmente é respeitado”, explica Pedro Ribeiro, presidente da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN).

Assim como aconteceu com as praias comuns, as de nudismo também devem garantir o distanciamento social, o uso de álcool em gel e de máscara para cobrir a boca e o nariz. O visitante, porém, deve cumprir um requisito específico em alguns desses locais: ficar nu.

“Quanto à pandemia, estas praias sofreram as mesmas restrições de acesso e permanência impostas a todas as outras praias não naturistas, que variaram de município para município. Então algumas ficaram proibidas de acesso”, explica Ribeiro, acrescentando que a entidade orientou que evitassem eventos que pudessem gerar aglomerações.

Há somente nove praias oficiais no Brasil: do Pinho, de Pedras Altas e da Galheta, em Santa Catarina; do Abricó, Olho de Boi e Praia Brava de Cabo Frio, no Rio de Janeiro; Praia de Barra Seca, no Espírito Santo; das Dunas, em Massarandupió, na Bahia; e Praia de Tambaba, na Paraíba.

Para ser considerada oficialmente uma praia naturista, é necessário que haja uma decisão do poder público que determine esta condição no local, permitindo que o banhista frequente a praia ou tome banho de mar sem roupas sem que isso seja considerado atentado ao pudor.

Conheça as nove praias naturistas oficiais do Brasil

Santa Catarina

Praia de Pedras Altas
Localizada na cidade de Palhoça, o acesso é via BR-301, a 30 Km da capital Florianópolis, em direção ao sul do estado. A entrada para a praia se dá no Km 232 da BR 301. O mar é tranquilo, sem ondas, ideal para as famílias com crianças. Possui uma pequena pousada rústica, restaurante e camping. Ficar sem roupa é opcional.

Praia de Pinho:
Primeiro reduto naturista oficial do Brasil, esta praia de Balneário Camboriú tem o acesso controlado e recebe visitantes adeptos à prática do nudismo há mais de 30 anos. Para chegar no local é necessário acessar a BR-101 entre Balneário Camboriú e Itapema, ou então, pela Praia de Laranjeiras. O mar é limpo e forma piscinas naturais entre as rochas. A infraestrutura local inclui bares, camping, pousada e área para estacionamento.  É obrigatório ficar sem roupa em metade da faixa de areia.

Praia de Galheta:
Famosa praia de Florianópolis, Galheta pode ser acessada por meio de duas trilhas, uma delas com saída pela costa norte da Praia Mole, com 600 metros de extensão, e a outra parte da Praia Barra da Lagoa, em um caminho mais longo e difícil. A praia faz parte do Parque Natural Municipal de Galheta e, por sua proteção ambiental, fica proibido acampar no local. Ficar sem roupa é opcional.

Rio de Janeiro

Praia do Abricó:
Entre a montanha e o mar, esta praia de faixa de areia curta tem cenário selvagem, com muito verde e muitas pedras. Localizada em Grumari, logo após a Prainha, para quem segue o sentido de Barra de Guaratiba, Abricó foi a praia escolhida pelos naturistas por sua localização que permite um bom nível de privacidade. A infraestrutura inclui apenas barracas de bebidas. É obrigatório estar sem roupas apenas nos fins de semana e feriados. Ficar sem roupa é opcional.

Praia Olho de Boi:
Situada em Búzios, para chegar a esta praia é preciso caminhar, a trilha tem início na Praia Brava de Cabo Frio. Pequena e entre costões, a bela praia é ideal para banhos, com mar limpo e calmo, mas fique atento às pedras no fundo. Não há nenhuma infraestrutura no local. Sua extensão é de aproximadamente 50 metros. Ficar sem roupa é opcional.

Praia Brava de Cabo Frio:
Nesta praia, surfistas e nudistas convivem harmoniosamente. É deserta, isolada e praticamente sem nenhuma infraestrutura. Fica próxima da Ilha do Japonês, para chegar lá, basta seguir as placas para a ilha até chegar no estacionamento. É a única praia de nudismo de Cabo Frio. Ficar sem roupa é opcional.

Espírito Santo

Praia Barra Seca:
Com mar bravo e areia grossa, a praia Barra Seca está localizada no município de Linhares, a 142 quilômetros da capital Vitória. A praia conta com 200 metros de extensão para prática do naturismo. A infraestrutura local contempla cozinha, churrasqueira, banheiros, chuveiros e área para camping com energia. É obrigatório ficar sem roupa em metade da faixa de areia.

Bahia

Praia das Dunas, Massarandupió:
A única praia baiana para prática de naturismo está localizada no município de Entre Rios, a 93 Km de Salvador. O acesso se dá através do Km 88 da Linha Verde, sentido Salvador/Aracaju, mais 7 Km de estrada de terra. Para chegar na praia, é necessário caminhar 20 minutos entre dunas e coqueirais. É a mais nova praia naturista do Nordeste e conta com uma área de 2000 metros para a prática do naturismo. Tem dois restaurantes e área de camping. É obrigatório estar sem roupas apenas nos fins de semana e feriados.

Paraíba

Praia de Tambaba:
A 30 km da capital João Pessoa, Tambaba foi a primeira praia do Nordeste liberada para o nudismo. Com falésias de 20 metros de altura e mar calmo, a praia tem piscinas naturais com águas mornas. De acordo com informações da Federação, os nativos já frequentam as areias de Tambaba sem roupa há muito tempo, mas o naturismo só foi oficializado em 1989. A praia é dividida em três áreas, sendo que apenas uma delas é exclusiva para famílias e casais, nas outras, homens desacompanhados são bem-vindos e, na terceira, dá para ficar com roupa de banho. Esta praia fica na cidade de Conde e conta com uma pousada naturista. É obrigatório sempre estar sem roupas.