Hotspots em Praga, na República Checa

Café Louvre tem mais de cem anos de história
Café Louvre tem mais de cem anos de história Divulgação

Praga é uma cidade rica em história e cultura, as opções para se visitar são muitas! Algumas obrigatórias, aquelas que você encontra em todos os guias turísticos. Agora, na visão de um brasileiro radicado na cidade, quais seriam os programas que valem a visita? Juntei estas dicas com algumas das minhas experiências por lá. Confira aqui os lugares bacanas para se visitar na capital e maior cidade da República Checa.

A estonteante biblioteca do Strahov Monastic

No topo da colina, com uma vista completa da cidade das 100 torres, está o Convento Strahov, uma construção do século XII. Ele fica dentro do Strahov Monastery, que possui uma das bibliotecas mais lindas do mundo. A grande maioria dos livros são de religião, usados para estudo dos monges.

Convento Strahov hotspot

Hoje, apenas 22 monges vivem lá. A religião perdeu muito espaço em um país que tem 70% de ateus (reflexo das guerras e revoluções ocorridas lá). São 250 mil livros no acervo desta linda biblioteca, datada de 1700. É possível agendar uma visita privativa e entrar nestas salas, matéria completa aqui.

A cerveja dos monges, Strahov Monastic Brewery

Ao visitar o Mosteiro Strahov, que fica junto ao Castelo de Praga, um aroma doce e delicioso desvia a atenção da beleza histórica do local. Ele vem da cervejaria Strahov Monastic Brewery, mais precisamente de uma porta que cruza a praça da entrada do local histórico. O mosteiro foi fundado pelo Rei Vladislav II, em 1142, e a  primeira documentação sobre a cervejaria aconteceu entre os séculos 13 e 14. A cerveja é feita apenas a partir de ingredientes naturais – água, malte, lúpulo e levedura.

Strahov monastic brewery

São fabricados dez tipos de cerveja por ano. É doce e saborosa. Aliás, voltei no dia seguinte para mais um copo, vale a pena! A mais saborosa é a best seller Amber Lager, que representa 70% da produção da cervejaria, a de 250ml custa 40CZK (R$ 5,30), 400 ml – 65CZK (R$ 8,60).

Beer Museum

Os checos tem um consumo de cerveja per capita maior que qualquer outro país do mundo. No Museu da Cerveja (Beer Museum), é possível conhecer a história da cerveja checa, sua produção e, o melhor, degustar diversos rótulos diferentes nacionais. É um museu bem comercial, mas é legal ver a história da cerveja e, melhor: poder apreciar várias cervejas do País (um bom chamariz).

Beer Museum Praga

Café Savoy (1893)

O Café Savoy evoca a atmosfera dos primeiros cafés da época da primeira República da Tchecoslováquia, com interior renascentista. Ótimo para um café da manhã ou almoço rápido, com pratos tradicionais da república checa. Possui uma Bakery, de onde saem pães fresquinhos.

Cafe Savoy

Plzenká Restaurace

No porão do Municipal House, a Plzenká é a maior cervejaria de Praga. Ele foi palco de muitos encontros políticos, desde 1912. A casa Art Nouveau oferece um menu genuíno checo e uma ótima cerveja Pilsner. Aproveite e visite o local ao lado: o primeiro American Bar da cidade, que introduziu coquetéis e outras misturas a uma cultura acostumada a muita cervejas e shots.

Plzenká

Café Louvre, foi frequentado por ninguém menos que Albert Einstein

Por mais de 100 anos (1902), o Café Louvre, em Praga, se acostumou a ver passar seus clientes célebres e intelectuais, como Franz Kafka e Albert Einstein, durante sua passagem pela Universidade Alemã de Praga.

cafe louvre

Durante o golpe comunista, suas atividades foram interrompidas e todos os equipamentos do café foram jogados para fora das janelas para Narodni Avenue. Em 1992, ele reabriu com uma reconstrução completa. Hoje também abriga um clube de jazz.

One Room Hotel

A curiosa torre que foi eleita o segundo projeto arquitetônico mais feio do mundo, abriga um restaurante e um hotel de um único quarto. Em 2012, a torre de TV Žižkov, hoje Tower Park Praha, passou por uma transformação e um de seus camarotes foi transformado em um hotel de um único quarto, a 70 m acima do solo. Além de uma vista panorâmica de Praga, a privacidade é absoluta, fora o toque de excentricidade. O banheiro tem paredes de vidro nas quais se pode apreciar a vista da cidade. E ainda possui uma sala de estar, além de todos amenities de um hotel de luxo.

tower praha

A 66m de altitude está o Oblaca Restaurant, com cozinha internacional, além de mais um restaurante no térreo, anexo ao parque, onde possui um campo profissional de golfe de 18 buracos. Tem matéria completa aqui.

Dica: Guia em Praga que fala português: Davi (D7@live.at)